Lockdown ou reabertura do comércio? Bernardo Rossi vai decidir nos próximos dias
Lockdown ou reabertura?
E se o Estado do Rio decretar lockdown como o governador Witzel já começa a avaliar? O prefeito Bernardo Rossi vai seguir o endurecimento da restrição de circulação de pessoas ou pretende autorizar a reabertura do comércio? Até se falar em lockdown no estado, Rossi pretendia fazer a gradual retomada do comércio após o dia 15 de maio. Agora, deve adiar ainda mais esta possibilidade e pode ter que aderir ao lockdowm até mesmo para não ficar em suas costas a elevação do número de casos na cidade.
Mais direto
Das redes sociais: ao invés de lockdown melhor ser mais direto com o povo e no Brasil deve ser “tranca-rua”. Vai ter mais respeito.
Números vitaminados 1
O prefeito Bernardo Rossi, se quer mesmo dar transparência às ações de combate ao Covid-19, deveria dar os números exatos do assunto. Ele mostrou em uma live nas redes sociais na quarta-feira que são 90 leitos de UTIs na cidade disponíveis para Covid-19. Peraí! Noventa? Se antes dos 37 da antiga Casa Providência só tinha 21 e estava prestes a colapsar, como se tem 90 leitos?!?!
Números vitaminados 2
Usando uma expressão que Rossi gosta de cunhar: os números não fecham… E observamos também: entram na lista, classificados como UTIs, leitos de salas de estabilização do Prono Socorro do Alto da Serra e leitos das salas vermelhas das UPAs de Cascatinha, Centro e Itaipava, total de quatro leitos. E ainda nesta conta estão 17 leitos do Santa Teresa e SMH, nem todos usados para Covid-19 como a própria secretária de Saúde já admitiu à Tribuna.
Números vitaminados 3
O detalhamento destas 90 UTIs você não encontra no painel Covid-19 da Secretaria de Saúde, não. É um documento interno –mostrado na live do prefeito. Com certeza não passou despercebido pelos defensores públicos que estão acompanhando de perto as medidas protetivas à população e também o acesso à informação. Para o prefeito que a todo instante se diz vítima de fake news é bom ter número exatos para informar.
Taí o print do vídeo ao vivo do prefeito Bernardo Rossi de quarta-feira que não nos deixa mentir: na relação de UTIs, as salas de esperar das UPAs e do Pronto Socorro do Alto da Serra engrossam os números.
Número real 1
Os leitos de UTIs pelo SUS em Petrópolis são 58 voltados para Covid-19. São 10 no HMNSE, 11 no HCC e 37 na antiga Casa Providência. O HAC tem 10 UTIs, mais devem ser usadas para Covid apenas em último caso. Já o Santa Teresa, com sete e o SMH, com 10, internam nestas vagas além do Covid pacientes com outras gravidades. Uma tabelinha com estes números seria mais honesta.
Número real 2
O Ministério Público do Estado do Rio deu 10 dias para que a Prefeitura apresente quantos leitos de UTI o município dispõe nas redes pública e particular. Destes, quantos são destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19. Aí, vamos todos ter certeza do número real. Se já informassem desde o início isso não acontecia…
Áudio de Daniel
Partisans destacaram aqui ontem a circulação com muita pressão de um áudio do deputado federal, Daniel Silveira enquadrando o prefeito Bernardo Rossi por não concordar com as medidas restritivas. Mas, quem vazou o áudio? Daniel, pra mostrar que é durão? Ou Bernardo Rossi, pra se vitimizar? Um Partisans que sabe das coisas cravou: vazamento duplo.
Hotéis e as barreiras sanitárias 1
Bem que os Partisans avisaram que não ia acabar bem: hotéis estão fazendo propaganda de reabertura aqui na cidade, mas não se deram conta das barreiras sanitárias. Visitantes foram barrados e retornaram a seus locais de origem e hotéis acabaram pagando gasolina e pedágio de quem foi prejudicado.
Hotéis e as barreiras sanitárias 2
Só que ontem a TurisPetro começou a contatar os hoteleiros pedindo que avisem quando receberão visitantes e quando estes pretendem passar pelas barreiras para que tenham a entrada liberada. E tem gente revoltada com isso, principalmente nos distritos porque há circulação de turistas nas ruas.
E os testes rápidos?
Petrópolis adquiriu 4 mil testes rápidos de Covid-19. Chegaram primeiro 500 testes e depois, anteontem, mais 1,2 mil unidades. O objetivo dos testes é dar agilidade ao diagnóstico dos possíveis pacientes contaminados pelo coronavírus. Como, inicialmente, eram apenas 500 disponíveis foram usados com muita parcimônia. Agora que chegaram mais pode ser que sejam usados em larga escala. Assim sendo, o número de contaminados vai subir nas estatísticas.
Delivery de torresmo
Tem em Petrópolis! O Bar Glória, na General Osório – que é famoso pela sardinha frita – começou a fazer delivery de torresmo e em breve bota também a sardinha para ser entregue em casa.
Pelas lentes de André Carvalho, um ângulo diferente (e belo) de nossa Catedral.