• Locais afetados pelas chuvas na BR-040 recebem serviços de tratamento e proteção de taludes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Nos três primeiros meses deste ano, a Concer realizou 31 intervenções para estabilizar e proteger taludes afetados pelas chuvas intensas do último verão

    31/03/2023 10:00
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Nos três primeiros meses deste ano, a Concer realizou 31 intervenções para estabilizar e proteger taludes afetados pelas chuvas intensas do último verão. A maior parte das intervenções foi feita na subida da Serra de Petrópolis, onde foram registrados diversos deslizamentos de terra com quedas de vegetação, sedimentos e fragmentos rochosos.

    Segundo a Concer, o tratamento feito nas encostas previne processos erosivos. O método abrange a preparação do terreno, plantio de sementes específicas para essa finalidade e a implantação da biomanta, que é uma cobertura feita à base de materiais naturais que ajuda a proteger o solo. A solução é apropriada para ações preventivas em camadas mais superficiais de terreno.

    Talude sendo preparado para a aplicação da biomanta.
    Foto: Divulgação/Concer

    Das 31 intervenções realizadas, 28 estão na Serra de Petrópolis, em trechos entre Duque de Caxias e a Cidade Imperial. As outras três estão em Areal e em Levy Gasparian.

    Intervenção realizada no km 97 da rodovia.
    Foto: Divulgação/Concer

    Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a região de Duque de Caxias registrou aumento de precipitação entre a primavera e o verão passados. Foram 1.920 milímetros acumulados de chuva contra 1.465mm no mesmo período anterior, entre 2021 e 2022. Já em Petrópolis, o índice acumulado foi de 1.437mm (2022/2023). Comparados com o período de 2019/2020 (1.145mm), a elevação foi significativa.

    Últimas