• LNCC recebe General de Divisão da reserva para discutir parcerias estratégicas em inteligência artificial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/ago 16:11
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) recebeu, nesta semana, a visita do General de Divisão da reserva, Eduardo Wolski, atualmente Assessor de Cibernética no Ministério da Defesa. O encontro teve como foco a discussão de possíveis parcerias estratégicas em inteligência artificial, com vistas à promoção da soberania tecnológica nacional.

    Durante a visita, o General Wolski percorreu as instalações do campus do LNCC, conheceu o Supercomputador Santos Dumont e se reuniu com o diretor do LNCC, professor Dr.-Ing. Fábio Borges de Oliveira, com o Coordenador da Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (COTIC), Wagner Vieira Léo, e com Fernanda Beirão, da Assessoria de Relações Institucionais.

    A agenda incluiu a apresentação de projetos em desenvolvimento no LNCC, com destaque para o Cárcará, uma plataforma desenvolvida pelo LNCC para disponibilizar, de forma soberana, modelos grandes de linguagem (LLMs) de código aberto, operada no supercomputador Santos Dumont. O General Wolski destacou a relevância do LNCC no ecossistema nacional de ciência e tecnologia e elogiou o desempenho do modelo.

    “A IA Cárcará não deixa nada a desejar em relação a modelos proprietários”, afirmou.

    “A visita reforça o papel estratégico do laboratório como centro de excelência em pesquisa científica e inovação tecnológica, contribuindo ativamente para soluções que atendam às demandas críticas do Estado brasileiro em áreas sensíveis como defesa, cibernética e inteligência artificial”, destacou o LNCC.

    Leia também sobre Petrópolis e região:

    Últimas