• Lixo: não vai dar para esperar a próxima gestão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/nov 04:27

    Você conferiu aqui nas páginas de Cidade da Tribuna que as equipes de transição de Hingo e Bomtempo se reuniram pela segunda vez ontem e abordaram a crise do lixo e o pagamento dos servidores municipais. Foi definido que o novo índice do IPTU será de 4,42% e que a equipe de Hammes destacou a importância de manter a coleta de lixo sem interrupções. Porém, gente, não dá para esperar até janeiro. São 35 dias até o final do ano. Considerando as 300 toneladas de lixo por dia que a cidade produz e que grande parte delas está ficando nas ruas, podemos chegar a mais de 10.000 toneladas sem destino apropriado. Isso equivale a cerca de 350 campos de futebol cobertos com uma camada de um metro de lixo cada.

    Lixo embaixo do tapete

    Ontem, por um “problema técnico” da Câmara de Vereadores, não aconteceu a sabatina para a qual estava convidado o presidente da Comdep, Anderson Fragoso, que explicaria a crise do lixo. Por “problema técnico”, a gente imagina que alguém tenha deixado de apertar o botão de enviar do e-mail com o convite… Se foi mesmo sem querer, o lapso no envio do convite é mais uma das trapalhadas do Legislativo.

    Uma das duas

    Ou a gestão Bomtempo paga o salário de dezembro dos servidores ou paga a segunda parcela do 13° salário. Fizeram as contas e as duas coisas ao mesmo tempo não rolam. Um dos vencimentos vai ficar para janeiro. A não ser que ocorra um milagre nos próximos dias.

    Para não parar no SPC

    Falando em caixa baixo, a gestão Bomtempo pula miudinho para a prefeitura não ir parar no Cauc, que é o SPC das prefeituras. Porque, se ficar negativada, aí o negócio complica, e deixa-se de receber as parcelas mensais do Fundo de Participação dos Municípios. Só este ano, Petrópolis recebeu R$ 159 milhões. Apenas para o Fundeb foram R$ 42 milhões.

    E o Circo chegou! A temporada de “Velho Circo, Mundo Novo”, do  Grupo Palhastônicos, que já passou por Madureira, Ramos, Campos dos Goytacazes e São João de Meriti chega ao Sesc Quitandinha neste domingo às 16h, com classificação livre e intérprete de Libras.

    Contagem I

    Petrópolis está há 1 ano e 197 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Contagem II

    Faltam 35 dias para Petrópolis virar a página.

    Que grande ideia!

    A Polícia Federal e o Ministério Público investigam a eleição em Mangaratiba, onde Luiz Cláudio Ribeiro (Republicanos) venceu. A cidade tem mais eleitores do que habitantes, segundo o IBGE. Antes da eleição, 5,5 mil novos eleitores pediram registro de domicílio, e muitos teriam recebido vantagens para transferirem o título de eleitor. A chapa vencedora é investigada por suspeita de fraude, enquanto Luiz Cláudio Ribeiro nega envolvimento. Aarão (PP), derrotado por 125 votos, entrou com notícia-crime no MP.

    Mais um nome

    Na reforma administrativa que vai fazer para a reta final de seu governo, Cláudio Castro quer ex-prefeitos expoentes para estarem a seu lado. Um deles é André Português, de Miguel Pereira, que vai ocupar a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

    Sábado, o Clube 29 de Junho sediará uma homenagem ao programa “Alemanha e a Música” da Rádio Imperial. O evento contará com importantes nomes da cultura germânica de Petrópolis. Apresentado por Elizabeth Graebner, com a colaboração de Marcos Carneiro, o programa é uma referência desde 1994, com conteúdos bilíngues e interativos. O casal realiza entrevistas, miniaulas de alemão e traz a culinária alemã com Olívia Wendling. Vida longa ao programa!

    Malas prontas

    Bernardo Santoro, que foi candidato a prefeito este ano, vai deixar a cidade. Foi convidado pela prefeitura de Curitiba para assumir, em janeiro, cargo na gestão do prefeito eleito Eduardo Pimentel. Santoro foi convidado pelo seu trabalho como responsável pela privatização da Cedae, de acordo com o vice-prefeito eleito da capital paranaense, Paulo Martins. Santoro deixa a cidade magoado com a votação neste ano. “Petrópolis não honrou nosso esforço e nosso sacrifício.”

    Essa, não!

    A cidade vai ficando cada vez mais triste sem Marcelo Lessa na Câmara de Vereadores, Ramon Mello que não voltou para a prefeitura e agora isso: Santoro comprando uma passagem só de ida para Curitiba. Lamentável.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas