• Lixo na Praça Princesa Isabel e no acesso à Catedral chama atenção no fim de semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/09/2020 08:07

    A grande quantidade de lixo na Praça Princesa Isabel e nas escadarias que dão acesso à Catedral São Pedro de Alcântara chamaram a atenção de quem circulava pela região na manhã deste sábado. Caixas de papelão, copos e garrafas de bebidas alcoólicas dividiam o espaço com os feirantes, que chegaram cedo para montar as barracas para a Feira de Orgânicos na rua sem saída bem na lateral da praça. Era o primeiro dia deles no novo endereço, mas, o que era visto como positivo, virou motivo de preocupação. 

    Leia também: Ex-assessor da Câmara Municipal foi o único sobrevivente de grave acidente registrado em Itaipava

    O lixo foi resultado da noite anterior, em que foi registrada aglomeração na Rua Treze de Maio e no entorno. A Polícia Militar e a Guarda Civil estavam na região, mas parecem ter tido dificuldades para evitar a grande movimentação de pessoas – muitas sem máscaras. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram até o início de um tumulto entre jovens em um trecho na Rua Treze de Maio. 

    Um morador da rua que preferiu não ser identificado contou que na noite de sexta-feira (4), mesmo com a fiscalização, havia muitas pessoas na rua. 

    “Teve uma aglomeração muito grande na rua. A fiscalização passou e, para tentar reduzir o número de pessoas, mandou fechar os bares até mais cedo do que nos outros dias. Depois disso, esses grupos se juntaram em frente à Catedral. Por isso lá ficou coberto de lixo”, relatou o morador. 

    A Prefeitura respondeu a Tribuna, que na noite desta sexta-feira (4), foi realizada uma ação conjunta da Fiscalização de Posturas, a Vigilância Sanitária e o Procon, com o apoio da Guarda Civil e da Polícia Militar na Rua 13 de Maio. Segundo a Prefeitura, nenhum estabelecimento descumpriu as regras sanitárias e de atendimento no interior. Ainda assim, foram fechados por causa da aglomeração na calçada por volta de 23h, antes do horário determinado para o funcionamento de restaurantes.

    De acordo com a Prefeitura, muitas pessoas ficaram nas calçadas sem consumir em alguns dos estabelecimentos da região, e consumiam bebidas compradas em outros lugares. A fiscalização também verificou que algumas pessoas estavam sem máscara porque consumiam algum tipo de bebida. Apesar de todo cidadão ter direito de ir e vir, a prefeitura reforça a importância de cada pessoa continuar se prevenindo para que a doença continue sendo controlada em Petrópolis, isso inclui o uso de máscaras, sair de casa só em caso de necessidade e manter o distanciamento.  

    A atividade de bares continua proibida no município. A medida foi decretada em março para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 e continua em vigor. Em junho, a prefeitura autorizou o funcionamento de restaurantes, mas exige o cumprimento de uma série de regras sanitárias para garantir a higienização dos estabelecimentos e normas de atendimento, como distanciamento entre clientes e mesas, redução da capacidade de atendimento, entre outras.

    A Prefeitura reforçou que todas essas medidas foram adotadas pelo município para garantir a segurança e a saúde da população – e disse que, atualmente, a doença está em controle na cidade, com baixos índices de ocupação de leitos de UTI pelo SUS. Ainda segundo a Prefeitura, graças a esses índices, foi possível flexibilizar as restrições para algumas atividades, mas para continuar com a flexibilização, é fundamental o empenho dos petropolitanos nos cuidados com a saúde própria e de todos.

    Últimas