• Livro sobre viagem de D. Pedro I pela Serra é lançado em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/mar 16:57
    Por Maria Julia Souza

    Nascido no Rio de Janeiro, mas tendo crescido entre Petrópolis e Niterói, o advogado e escritor petropolitano de coração, Alvaro Adolpho Oliveira, lançou o livro “Concórdia”, um romance histórico que se passa no período imperial e que conta a história de uma viagem de D.Pedro I pela Serra. O lançamento da primeira obra do escritor aconteceu no último sábado (9), em Secretário, e contou com a participação de cerca de 80 pessoas. 

    O livro aborda fatos ocorridos no período que abrange os anos anteriores à Proclamação da Independência e se estende até o final do Primeiro Reinado. Alvaro explica que muitos dos fatos narrados são históricos, comprovados por documentos e citados nos livros produzidos por pesquisadores e historiadores de renome. A obra possui personagens históricos e outros fictícios.  

    “Petrópolis, cidade da minha família paterna, foi onde dei meus primeiros passos. É o lugar onde moro atualmente e que sempre esteve no meu coração, mesmo nos poucos momentos que estive longe daqui. Por isso o livro passa pelas terras que depois formaram a cidade, romanceia uma viagem real do primeiro Pedro, outro que também se encantou pela Serra e adquiriu a Fazenda do Córrego Seco, onde pretendeu edificar o Palácio da Concórdia, de onde vem o nome da obra”, explicou o autor. 

    Foto: Arquivo Pessoal

    Concórdia é o livro de estreia do escritor, que foi escrito em 2019 e publicado de forma impressa em 2023 pela Scortecci Editora. Ele também já trabalha na finalização de outra obra, um outro romance histórico que conta a história de um escravo letrado.

    “Estou escrevendo agora outro romance histórico, que também em parte vai se passar na cidade, sobre a vida de um escravizado que nasce no Recife, vem para o Vale do Café e acaba seus dias vivendo escondido, mas livre, nas proximidades da Maria Comprida, outro símbolo da nossa cidade”, contou.

    Mais informações sobre como comprar o livro e as obras produzidas pelo escritor podem ser obtidas em seu Instagram.

    Últimas