• Livro ‘Mulheres de Verdade’ reúne histórias de mais de 300 mulheres de todo país

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/12/2021 18:29
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Com o objetivo de homenagear e difundir a história de 325 mulheres de diversas partes do Brasil, foi lançada a décima edição do livro Mulher de Verdade, escrito pela ativista Itamarcia Marçal e produzido pela Fundação Ceperj. 

    O lançamento, que aconteceu nesta segunda (20), na Ribalta Espaço Multieventos, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, contou com a presença da autora, do presidente da Ceperj, Gabriel Lopes, e do Secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal, além dos mais de 300 convidados.

    “Lançar este livro é um prazer. Uma luta que a política me deu. A Fundação Ceperj tem feito diversas entregas para o estado com foco nas mulheres, como a Revista Mulheres Fluminenses e o Boletim das Mulheres. Tudo isso se conectou com o trabalho da Itamarcia Marçal e resolvemos unir nossas iniciativas”, afirma Gabriel Lopes. 

    A obra reúne histórias de vida de diversas mulheres e de alguns homens em 12 capítulos. São eles: Mulheres Ativistas; Mulheres na Arte, Cultura e Esporte; Mulheres da Comunidade; Mulheres da Educação; Mulheres Empreendedoras; Mulheres Resilientes; Mulheres Protagonistas; Mulheres na Saúde; Mulheres na Política; Mulheres Vítimas de Violência; Sul Acolhe e Homens Notáveis. Itamarcia acredita que, quando se escreve a biografia de alguém, na verdade está se escrevendo a essência de uma era.

    A obra Mulheres de Verdade faz parte de um projeto antigo da autora, cujo objetivo é contar histórias de mulheres e fazer disso um legado, através de seus livros. Na última década, Itamarcia já entrevistou mais de 4 mil mulheres para seus projetos.

    A ideia do livro ‘Mulher de Verdade’ converge com os interesses da Comissão de Valorização da Mulher da Fundação Ceperj e foi imediatamente abraçada pela instituição.

    No evento de lançamento, o presidente da Fundação Ceperj fez uma doação de 1 mil exemplares para a ONG GASCO, liderada por Itamarcia, que fará a venda.

    Últimas