• Livro “Miudinha de Medo” trabalha a superação do medo de forma lúdica

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/03/2021 10:00
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Sábado (20) vai ser dia de lançamento do livro infantil “Miudinha de Medo”, que como o próprio nome já diz, busca contribuir para minimizar os medos que muitas das vezes começam na infância. A apresentação da obra será realizada pela autora Regina Nascimento Resende, a partir das 15h, no Duetto’s Bistrô e Café, localizado nas dependências do Museu Imperial à Rua da Imperatriz, 220, no Centro. Participam do evento os ilustradores Clara Assis e João Marcos Nascimento. A participação no evento e o recebimento do exemplar gratuito, por medida de segurança em saúde, será realizado mediante contato com a produção e confirmação da presença através do WhatsApp (24) 99955-2730.

    A partir do entendimento do medo como o bloqueador das ações humanas, a psicóloga Regina Nascimento Resende, escreveu o livro “Miudinha de Medo”, contemplado no edital da Lei Aldir Blanc. A obra surgiu para o trabalho de conclusão do curso de desenho do filho, João Marcos Nascimento, que assina as ilustrações ao lado de Clara Assis. Um projeto que foi além dos limites mãe e filho, como explica a escritora.

    Clara Assis, João Marcos Nascimento e Regina Nascimento Resende assinam a criação do livro

    “Diante dessa necessidade de uma história inédita para ser o trabalho, surgiu essa ideia, que veio da demanda apresentada por meus pacientes. Tenho a sensação de orgulho e a certeza que foi uma parceria muito gratificante”, conta a autora, que teve como mote o medo da figura do palhaço. Segundo Regina, são diversas as pessoas que confirmam ter certo “nervoso” ao presenciar a figura circense.

    Um estudo publicado pela revista científica New Ideas in Psychology, propôs que 1.341 voluntários maiores de idade por meio de questionários falassem sobre coisas “arrepiantes”. Os participantes tiveram de fazer seu próprio ranking de profissões de dar frio na barriga e selecionar dois hobbys que não fossem exatamente normais. Como resultado, temos no topo da lista a profissão dos palhaços. “Com o lançamento de histórias e filmes que imprimiram na figura do palhaço algo assustador e sombrio, muitas crianças desenvolveram ansiedade, fobia, terror noturno, entre outras comorbidades por conta desse medo. E poder ajudar na superação desses medos com uma produção como essa, foi emocionante”, diz Regina.

    A obra ainda resgata e homenageia a figura de um artista brasileiro, que viveu em Petrópolis, e que ainda passeia por aqui, que alegrou e ainda alegra na Região dos Lagos, o palhaço Lambança. Aos 73 anos, Oséas Cardoso, o conhecido Palhaço Lambança é pai do ator petropolitano Nathan Cardoso, filho do também artista circense, “toca-toca” e o mais antigo membro da família, que dedica 200 anos ao picadeiro no Estado do Rio de Janeiro.

    Com narrativa que reúne texto e imagem, o trabalho vai explorando o imaginário do medo das crianças e apresenta um caminho para superá-los. A personagem que dá vida a esse enredo é a pequena Maria Lúcia, que não consegue mais dormir durante as noites. Diante do problema, a família se mobiliza para descobrir o que não está deixando Malu descansar e o que fazer para transformar o medo em bons sentimentos.

    O projeto contempla a produção de 500 exemplares do livro para serem destinadas a bibliotecas das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro, bem como parte para o lançamento ao público em geral. O trabalho conta com o carinho e o talento dos ilustradores, para encantar e resgatar a confiança das crianças, nessa figura cuja única função era alegrar e divertir, propondo um caminho para abandonar o medo e substituí-lo por boas memórias.

    “Com a publicação do livro visamos proteger crianças de manifestar essa fobia e ajudar a identificar e buscar o tratamento necessário para reverter às questões associadas. Além disso, por apresentar os primeiros sinais na infância e a maioria das pessoas entenderem os palhaços com função cômica esperamos também que seja uma ferramenta contra o bullying, tendo em vista que muitos não conseguem compreender o que é uma fobia, principalmente na fase da infância”, detalha a psicóloga.

    O livro “Miudinha de Medo” tem a produção da Xdaquestão Produções, com direção de Maurício Araújo e a Carla Coelho.

    Últimas