• Livro do Museu Imperial é um dos semifinalistas do Prêmio Jabuti 2023

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/11/2023 17:32
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Prêmio Jabuti, referência entre os prêmios literários do país, divulgou nesta quinta-feira (09) sua lista de semifinalistas na premiação. O livro do Museu Imperial está incluído entre as 10 obras selecionadas na categoria “Artes’, uma das 21 categorias da premiação.  

    A obra “O Olhar Germânico na Gênese do Brasil”, que acompanha o projeto da exposição homônima realizada no Museu Imperial, é organizado pelos curadores da mostra, Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial, e por Rafael Cardoso, historiador de arte. A exposição contou com o patrocínio da Unipar, através da Lei de Incentivo à Cultura.  

    Com 282 páginas ilustradas, a publicação é composta por uma seleção de 200 obras que reconstroem parte da contribuição germânica (alemães, austríacos e suíços) na formação cultural do Brasil do século XIX. São gravuras, desenhos, mapas, livros de viagem e objetos, que integram a preciosa Coleção Geyer, considerada a maior brasiliana em mãos particulares do país. A coleção e a Casa Geyer foram doadas pelo casal Maria Cecília (1922–2014) e Paulo Geyer (1921–2004) em 1999 ao Museu Imperial, em Petrópolis.  

    O livro é alinhado segundo os temas: “Em busca do olhar germânico”, escrito por Maurício Vicente e Rafael Cardoso; “Luz, minúcia, transferências artísticas e beleza alegórica da natureza. A propósito de algumas obras de pintores viajantes alemães no Brasil do século XIX”, por Lucile Magnin; “Entre o golpe do punhal e o gosto do veneno: Ferdinand Pettrich e o nascimento da estatuária no Brasil”, por Fábio D’Almeida; “Emil Bauch, Ferdinand Keller, Friedrich Steckel, Georg Grimm: quatro artistas alemães, quatro papéis artísticos à mostra nas exposições gerais da Academia Imperial de Belas Artes”, por Fabriccio Miguel Novelli Duro; “A Casa Leuzinger e o olhar germânico sobre a paisagem brasileira”, por Amanda Tavares e Vitor Gomes. E, ainda, com todos os textos traduzidos para a língua inglesa.   

    A lista com os cinco finalistas de cada categoria será divulgada no dia 21 de novembro e os vencedores do Prêmio Jabuti 2023 serão apresentados ao público no dia 5 de dezembro, no Theatro Municipal de São Paulo. Em sua 65ª edição, a premiação se mantém relevante, valorizando a literatura nacional, autores, editoras e agentes de cultura desde sua criação, em 1958.    

    Últimas