Livro apresenta pratos típicos brasileiros e suas curiosidades
Depois de cinco anos de pesquisa, a jornalista gastronômica Roberta Saldanha, reuniu mais de 170 receitas de diversos profissionais da culinária nacional, criando uma geográfica gastronômica nacional. Na obra “Culinária Brasileira, muito prazer”, a autora apresenta diversos ingredientes, bebidas e pratos principais típicos de cada região e suas curiosidades.
Entre as receitas típicas da região nordeste está a Baixaria, preparada com cuscuz de milho esmigalhado, carne moída bem temperada e molhadinha e, por cima de tudo, gema mole de ovo estrelado e cebolinha. Típico do Acre, “é um prato apetitoso, que mata a fome e se come com gula, sem modos. Daí o nome baixaria”, explica a chef Mara Salles.
Um dos mais antigos pratos da culinária do nordeste, mais precisamente do Maranhão, o Arroz de Cuxá leva camarão seco, folhas de vinagreira, gergelim torrado e farinha de mandioca pilados até formar um creme, que é acrescido de arroz branco preparado sem tempero e com pouca água. É servido com peixe frito.
O destaque da região Centro-Oeste é a Mojica, um prato amazonense de tradição indígena, feito com carne de siri, caranguejo ou peixe cozido até desmanchar e engrossado com farinha de mandioca. É famosa a Mojica de Pintado do Mato Grosso, um ensopado de peixe com mandioca, pimentão verde, colorau, azeite e temperos verdes, servido com arroz empapado e sem sal ou com pirão feito com o próprio caldo do ensopado. No Mato Grosso do Sul, é conhecida como Peixada Pantaneira.
Entre os principais do sudeste está o Filé à JK. Um filé-mignon à milanesa, recheado com queijo e presunto, acompanhado de arroz com ervilhas e ovos, batata e banana fritas. Reza a lenda que o prato foi criado pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek em uma de suas inúmeras visitas a Minas Gerais.
Entre as receitas queridinhas da região sul está o Xixo: espetinhos de madeira que intercalam carnes temperadas (de boi, porco ou frango) com tomate, cebola e pimentão verde, assados.