• Literatura: Dois livros são lançados em evento on-line neste sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/03/2021 18:46
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A literatura está em alta em Petrópolis. Neste sábado (20/3), às 20h, dois livros serão lançados pelo ator, diretor, professor, produtor cultural e escritor Sylvio Costa Filho. As duas novas obras “Olhos Parados” e “Azul do Zen” serão apresentadas em transmissão ao vivo por plataforma on-line, pelo Youtube.

    Um dos textos de Sylvio Costa Filho, “Olhos Parados”, faz uma narrativa em forma de novela, contando a história de José Carlos de Brito Júnior (o Zé cabritinho), desde sua infância no “Morro da Cachaça”, periferia da cidade onde nasceu, até seu apogeu como senador da república, no qual o povo depositava as suas esperanças. O personagem cresceu em uma comunidade onde ainda havia o romantismo dos seresteiros e de personagens excêntricos, com traços de uma vida rural.

    O outro livro, “Azul do Zen”, reúne poemas curtos inspirados na estética e na filosofia do Zen Budismo. Trata-se de uma experiência de meditação e de paz através da palavra poética. Inspirado nas histórias e preceitos budistas adaptados à forma do poema síntese e dos haicais.

    “Para Petrópolis, é sempre uma comemoração quando um autor petropolitano lança um livro. A cidade é reconhecida internacionalmente no cenário da Literatura, cada título comprova a nossa vocação no mundo das letras”, disse Catarina Maul, gerente do Centro de Cultura Raul de Leoni.

    As obras foram viabilizadas pelo edital desenvolvido pela prefeitura, através do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), custeados pelas verbas da Lei Aldir Blanc. No total, foram 301 projetos e 24 espaços culturais contemplados com os recursos federais – o município recebeu R$ 1.936.795,75 para os incisos II e III da Lei Aldir Blanc.

    Últimas