• Lista de finalistas do Prêmio São Paulo 2023 tem Xico Sá, Frei Betto e Marcela Dantes

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  • 23/10/2023 18:29
    Por Redação C2 / Estadão

    O Prêmio São Paulo de Literatura 2023 revelou nesta segunda-feira, 23, os 10 finalistas de suas duas categorias: melhor romance e melhor romance de autor estreante. Paula Fábrio, revelada na premiação com seu primeiro romance, Desnorteio, e Cristovão Tezza, também já premiado, por Filho Eterno, voltam a disputar o prêmio.

    Sem a Companhia das Letras no páreo – porque ela não cumpriu todas as etapas da inscrição (o erro foi revelado pelo Estadão em julho) – houve uma maior diversidade de editoras na lista. A Todavia lidera as indicações, com 5 romances (em 2022, a Companhia das Letras teve 9 livros entre os 20 finalistas).

    A Autêntica Contemporânea aparece com três livros e a Record e a Quelônio com dois. Romances publicados pelas independentes Patuá, Nós, Macondo, Reformatório e Incompleta, e pela Rocco e Planeta também disputam o Prêmio São Paulo.

    Promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e em sua 16ª edição, ele é o que paga o valor mais alto no País – R$ 200 mil ao vencedor de cada categoria.

    Concorrem romances publicados no Brasil em 2022

    Melhor romance do ano de 2022

    – Cinthia Kriemler, Viúvas de sal (Patuá)

    – Cristovão Tezza, Beatriz e o poeta (Todavia)

    – Frei Betto, Tom vermelho do verde (Rocco)

    – Ieda Magri, Um crime bárbaro (Autêntica Contemporânea)

    – João Almino, Homem de papel (Record)

    – Marcela Dantés, João Maria Matilde (Autêntica Contemporânea)

    – Mariana Salomão Carrara, Não fossem as sílabas do sábado (Todavia)

    – Nara Vidal, Eva (Todavia)

    – Paula Fábrio, Estudo sobre o fim: bangue-bangue à paulista (Reformatório)

    – Xico Sá, A falta (Planeta)

    Melhor romance de estreia do ano de 2022

    – Alexandre Alliatti, Tinta branca (Patuá)

    – Carla Piazzi, Luminol (Incompleta)

    – Cristianne Lameirinha, A tessitura da perda (Quelônio)

    – Denise Sant’Anna, A cabeça do pai (Todavia)

    – Helena Machado, Memória de ninguém (Nós)

    – Jessica Cardin, Para onde atrai o azul (Quelônio)

    – Leonardo Piana, Sismógrafo (Macondo)

    – Silvana Tavano, O último sábado de julho amanhece quieto (Autêntica Contemporânea)

    – Taiane Santi Martins, Mikaia (Record)

    – Tito Leite, Dilúvio das almas (Todavia)

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