• LiraA indica risco médio de infestação do mosquito Aedes aegypti em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/03/2021 11:23
    Por Janaina do Carmo

    O Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LiraA) realizado em janeiro apontou risco de médio de infestação em Petrópolis. Os agentes de endemias visitaram 4.908 imóveis por toda a cidade na primeira semana do ano. O novo levantamento deve acontecer este mês.

    Apesar de apresentar risco médio de infestação do Aedes aegypti, a cidade ainda registrou nenhum caso de dengue este ano. De acordo com a Prefeitura de Petrópolis, foram quatro notificações em janeiro, todas descartadas e dois casos notificados em fevereiro que ainda estão sob investigação.

    Também não há confirmação de pessoas com chikungunya e zika na cidade. A Secretaria de Saúde informou que recebeu a notificação de um caso de chikungunya em fevereiro, que está sob investigação, e um caso de zika também notificado.

    No ano passado, a quantidade de casos das doenças transmitidas pelo mosquito também foi baixa. Foram oito de dengue, quatro de zika e quatro de chikungunya. Já em 2019, a cidade registrou um número maior de casos, foram 38 de dengue no total. De zika foram sete registros e chikungunya foram três.

    De acordo com a Prefeitura, os agentes de endemias estão intensificando as ações educativas com a população e a orientação é por em prática as ações do programa 10 Minutos Contra a Dengue, eliminando os criadouros de mosquito dentro das casas.

    Últimas