Linhas da Petro Ita: batalha segue sem definição
Já faz 24 dias que a CPTrans reprovou, em vistoria, 87% da frota da Petro Ita. E, desde então, os ônibus continuam circulando. Diz a prefeitura que aplicou multas e só. Certamente à espera de que a justiça referendasse uma ação antiga que proibia a empresa de manter ônibus reprovados em fiscalizações nas ruas, processo que não foi ressuscitado. Mas, aí fica a questão: como poder concedente de um serviço público, portanto reguladora, a prefeitura não tem um instrumento legal previsto em contrato para retirar de circulação os veículos que apresentam riscos?
Tropeços
A guerra tem seus tropeços também. O Ministério Público estadual pediu a reabertura de um ação de 2016 que obrigava a Viação Petro Ita a manter em circulação apenas os veículos aprovados em vistorias. Mas, na tentativa de retornar com a tramitação da ação, o Tribunal de Justiça mandou parar porque o processo já havia transitado em julgado. A prefeitura poderia estar esperando essa decisão judicial favorável para agir escorada na justiça. Agora tem que agir por conta própria, ainda que recorra à justiça. Não cabe é esperar que a solução venha de outro alguém.
Vingança
A Petro Ita emitiu uma nota de repúdio contra a CPTrans e a vistoria que apontou que 87% da frota da empresa (seriam 74 ônibus) não tem condições de rodar, alegando que tem coisa errada na fiscalização. E ainda aproveitou para fazer uma maldade contra o governo. Colocou luz sobre a terceirização do serviço de vistoria feito por uma terceirizada, a WST Engenharia. Mas que empresa é essa? Quanto custou esse contrato? Teve licitação? Por que não está no Portal da Transparência?
Lado mais fraco
Nesta guerra entre Petro Ita e gestão municipal – que a prefeitura deixou chegar a esse ponto porque não apertou as rédeas antes – quem sai perdendo sempre é o usuário.
Contagem
Petrópolis está há 1 ano e 37 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Podemos se mobiliza
O diretório estadual do Podemos promove amanhã, às 15h, um encontro em Petrópolis, no Hotel Vila Bavaria. Vai reunir membros das regiões Centro-Sul e Serrana e contará com a presença do pré-candidato a prefeito Leandro Sampaio e o presidente do diretório municipal, Sérgio Bernardes, além de lideranças locais, todos sob o comando do presidente estadual do partido, Filipe Pereira. O objetivo do encontro é discutir políticas públicas relevantes e traçar estratégias para as próximas ações do partido.
Mais do mesmo
Depois que artistas que se inscreveram começaram a procurar a imprensa para reclamar de falta de transparência, a prefeitura publicou em seu site as ‘propostas artísticas para a Bauernfest’. Mas só listou. São todos? Apenas os aprovados? E na boa: por mais que o IMC diga que está dentro do prazo, não está. Não tem uma programação divulgada para que os captadores de turismo, como as agências, ofereçam com antecedência ao visitante. É isso que o pessoal reclama e que compromete a festa.
Mar de patrocínios
A gestão Bomtempo ficou por aqui com a gente quando falamos do ‘em cima da hora’ de todos os anos na Bauernfest. Segundo eles, a licitação para a definição da empresa responsável pela captação de recursos para a execução da programação cultural da Bauernfest 2024 foi realizada em janeiro. E que ‘nunca antes na história da cidade’ se captou tanto patrocínio como este ano. Mas, cadê os patrocínios? Quanto? De qual empresa? E se tem tanto patrocínio porque a festa está encolhendo e nem terá programação nos distritos?
Sem resposta
E se tem uma empresa organizando desde janeiro, porque somente dia 08 de maio foram abertas inscrições de projetos para compor a programação da Bauernfest? E porque, até hoje, não se tem uma programação definida faltando sete dias para a festa iniciar?
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