Linha Verde lança campanha contra queimadas florestais em Petrópolis
Com intuito de auxiliar no combate às queimadas florestais, o Linha Verde lança uma campanha específica para Petrópolis, com folhetos informativos a fim de que a população se conscientize e denuncie esse tipo de ação criminosa. Em breve esses panfletos serão distribuídos em todo o município com o auxílio da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual dos Três Picos, parceira do Linha Verde e para onde as denúncias de crimes contra o meio ambiente são enviadas na Região Serrana. Além disso, no caso das queimadas, as informações são repassadas também ao Corpo de Bombeiros, a fim de realizar o combate a esses focos de incêndios.
De acordo com números do “Linha Verde”, programa do Disque Denúncia do Rio específico para denunciar crimes ambientais, desde 1º de Janeiro foram recebidas 103 denúncias de crimes ambientais em Petrópolis, sendo cinco denúncias queimadas, nos bairros: Duchas, Posse, Centro e Corrêas. A cidade só perde para o município do Rio de Janeiro em termos de denúncias sobre esse assunto. Em todo o Estado já foram cadastradas 85 denúncias relativas a queimadas, no ano de 2018.
Para que seja possível combater preventivamente as queimadas florestais, o petropolitano pode denunciar os casos nos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177 ou ainda utilizando o aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”. Assim, a população pode auxiliar a polícia e os bombeiros no combate aos focos de incêndios e até mesmo informando pessoas queimando lixo doméstico próximo a florestas ou entrando em matas com produtos inflamáveis.