
Linha Verde lança a 27ª edição da campanha “Disque Balão”
O Linha Verde, programa do Disque Denúncia do Rio de Janeiro específico para recebimento de denúncias sobre crimes ambientais, lançou a 27ª edição da campanha “Disque Balão”. A campanha é lançada todos os anos, no mês de abril, e se estende até o dia 15 de setembro.
No ano passado, o Linha Verde cadastrou 192 denúncias envolvendo grupos de baloeiros, locais de comercialização, fabricação ou soltura de balões. O número é 65% maior que o registrado em 2023. Com auxílio dessas denúncias, o Comando de Polícia Ambiental apreendeu pelo menos 110 balões, além de mais de 300 materiais utilizados na confecção dos mesmos, como buchas, lanternas, bocas de balão e fogos de artifício.
A Polícia Ambiental alerta, também, sobre o risco de o balão cair aceso em florestas, usinas, aeroportos e residências, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaçando o meio ambiente e colocando vidas em risco. No fim do mês de março, por exemplo, dois balões caíram na grande Tijuca, um deles no quintal de uma casa em Vila Isabel e o outro ficou preso nos fios de uma concessionária de energia, na Rua Professor Gabizo.
Com o lançamento da campanha “Disque Balão”, o Disque Denúncia espera ajudar não somente a população, mas também às forças policiais nesta missão de conscientizar e mostrar os perigos da prática.
“Sabe-se que entre os meses de abril e junho são contabilizados números maiores, pois é o período em que se iniciam os preparativos em homenagem a São Jorge, comemorado no próximo dia 23, dia das mães e também festas juninas. O problema é ainda agravado pela menor umidade do ar no Outono. Cabe ressaltar que a prática de soltar balões é crime (artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98). A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas cumulativamente”, relembra o Disque Denúncia.
Desde o início deste ano, segundo dados do Linha Verde, já foram registradas 37 denúncias envolvendo balões, sendo que essas informações vieram dos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, São Gonçalo, São João de Meriti, Duque de Caxias, Guapimirim, Nilópolis e Nova Friburgo. Ainda foram cadastradas denúncias de balões de outras cidades fora do estado do Rio, como por exemplo, Diadema, São Paulo, Santa Isabel (todas do estado de São Paulo) e Campo Mourão (Paraná).
Na cidade do Rio de Janeiro, onde chegaram pelo menos 12 denúncias, as informações sobre a prática são dos bairros do Cachambi, Jacarepaguá, Bangu, Benfica, Cordovil, Curicica, Jacarezinho, Maria da Graça, Parada de Lucas e Taquara.
Como denunciar:
A população pode denunciar a prática de soltura de balões e outros crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook.
Leia também sobre Petrópolis e região: