• Linha Verde lança 26ª edição da campanha “Disque Balão”

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/abr 18:34
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Linha Verde, programa do Disque Denúncia do Rio de Janeiro específico para recebimento de denúncias sobre crimes ambientais, lançou, nessa segunda-feira (15), a 26ª edição da campanha “Disque Balão”. A campanha é lançada sempre no mês de abril e se estende até o dia 15 de setembro.

    No ano passado, o programa cadastrou 116 denúncias envolvendo grupos de baloeiros, locais de comercialização e fabricação ou soltura de balões. O número foi 68% a mais do que o registrado em 2022. Com auxílio dessas denúncias, o Comando de Polícia Ambiental e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente apreenderam pelo menos 315 balões, além de buchas, lanternas, bocas de balão e fogos de artifício.

    Vale alertar ainda o próprio risco do balão cair aceso em florestas, usinas, aeroportos e residências, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaçando o Meio Ambiente e colocando vidas em risco. No início deste ano, por exemplo, por várias vezes, balões foram flagrados sobrevoando o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Inclusive, em uma ocasião, o mesmo teve que ser “abatido” com jatos de água, para evitar que caísse sobre aviões que estavam parados na pista de pouso.

    Com o lançamento da campanha “Disque Balão”, o Disque Denúncia tenta ajudar não somente a população, mas também às forças policiais nesta missão de conscientizar e mostrar os perigos dessa prática. 

    Desde o início deste ano, já foram registradas 25 denúncias envolvendo balões, vindas dos municípios do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Magé, Maricá e Nova Friburgo. É preciso citar que diariamente, principalmente aos fins de semana, há relatos de soltura de balões em outras cidades. A população pode contribuir denunciando. Na cidade do Rio de Janeiro, as informações sobre a prática tem chegado dos bairros de Inhoaíba, Campo Grande, Oswaldo Cruz, Bangu, Cascadura, Jardim Sulacap, Paciência, Pechincha, Pilares, Realengo, Santa Cruz, Taquara e Vila Militar.

    Entre os meses de abril e junho são contabilizados os maiores casos, período em que se iniciam os preparativos em homenagem a São Jorge, comemorado no próximo dia 23, dia das mães e também festas juninas. O problema é ainda agravado pela menor umidade do ar no outono.

    Cabe ressaltar que a prática de soltar balões é crime (artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98). A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas cumulativamente.

    O programa Linha Verde, do Disque Denúncia, já recebeu em 2024, 5.606 denúncias de crimes ambientais em todo o Estado do RJ.

    Como denunciar

    A população pode denunciar a prática de soltura de balões e outros crimes contra o Meio Ambiente ao Linha Verde, através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo app “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia ou ainda pela FanPage do Linha Verde no Facebook.

    Últimas