• Limpeza dos bueiros não passa no teste de chuva forte

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/12/2022 03:09

    Na quarta-feira, a tarde de chuva forte mostrou que a limpeza dos bueiros não vai ser suficiente para frear o alagamento de vias.  Ficaram inundadas ruas como Olavo Bilac, Caldas Viana e Montecaseros.  E a gente nem tá falando de transbordamento dos rios, como na Coronel Veiga, mas da água que desce de pontos mais altos e se acumula nestas vias. A limpeza dos bueiros é importante e faz parte dos cuidados com a cidade. Mas, a falta de permeabilidade do solo, com asfalto em todos os lugares, somado com volume de água, mostra que os bueiros não conseguem resolver o escoamento de água. Petrópolis precisa pensar em obras estruturais como piscinões.

    Corujão da faxina

    Falando em bueiros, a gente avisou que não dava tempo… A prefeitura tem a missão de limpar 15 mil bueiros até o dia 22, quando inicia o verão. Uma determinação judicial, inclusive.  No final de outubro disseram que dois mil tinham sido limpos, portanto faltavam ‘apenas’ 13 mil. Mas, a meta tá longe porque a prefeitura diz que tá fazendo essa limpeza até a madrugada.

    Contagem

    Faltam 13 dias para o verão.

    Tem a do lago!

    E agora a gente entendeu porque o Sesc inaugurou a árvore do Lago do Quitandinha antes mesmo da programação oficial do Natal começar. Porque se fosse esperar pela da prefeitura… O fato é que a do Quitandinha agora recebe ainda mais pessoas porque ainda é a única da cidade.

    A beleza que é o Quitandinha com decoração e árvore de Natal, em foto de Ana Kutter.

    Multas

    Temos uma má notícia para quem entrou com pedido de revisão de multa junto à CPTrans. A Comissão de Análise de Defesa de Autuação analisou de uma só tacada 250 processos e todos foram indeferidos.

    Prevenção

    O Edifício Marchese teve a obra que estava fazendo ali rente à calçada embargada. Mas deu para entender a motivação do centro comercial. A estrutura, tipo uma mureta, serviria para impedir o avanço das águas das enchentes dentro da galeria.  Tá certo que não tinha autorização e que precisa não somente do aval da prefeitura como de órgãos de preservação considerando que estamos no Centro Histórico. Mas a gente entende o desespero da medida tendo em vista que para as inundações ainda não temos uma solução nem planejada que dirá executada.

    Coisas de Petrópolis

    Tem umas coisas que são difíceis de entender em Petrópolis. Sobre as obras de recomposição do túnel extravasor do Quissamã, intervenção que é do governo do Estado e que a prefeitura também tem o maior interesse em apresentar como concluída à população, agora é que começaram a falar que está quase concluída. E olha que é uma uma obra de R$ 70 milhões.

    Natal

    É uma coisa de doido. A gente tem o Instituto Municipal de Cultura e a TurisPetro que cuidam das festas culturais e eventos. Mas é a Comdep que mandou reformar as barracas da Bauernfest, custo de R$ 50 mil. Tomara que pelo menos guardem em um galpão que não seja atingido pela enchente…

    Descontinuidade

    Depois de duas semanas sem a coleta seletiva de lixo que ocorre apenas em cinco bairros, a Comdep voltou a fazer o recolhimento essa semana. Mas, aí já era. Todo mundo já havia descartado na coleta normal o reciclado juntado por três semanas. Descontinuidade dá nisso.

    Livro que acompanha o projeto da exposição homônima realizada no Museu Imperial (em cartaz até o dia 15 de janeiro de 2023), “O Olhar Germânico na Gênese do Brasil” será lançado no dia 16, às 18h, no próprio espaço. Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial e o historiador de arte, Rafael Cardoso, são os organizadores do livro e também responsáveis pela curadoria da mostra. Eles dividem a autoria dos textos com Lucile Magnin, Fábio D’Almeida, Fabriccio Miguel Novelli Duro e Amanda Tavares Vitor Gomes.

    Rotativo

    Aos desavisados moradores da cidade: já foi iniciada a cobrança do rotativo à noite em várias áreas do Centro e adjacências. A prefeitura não avisou nada, não, mas tá valendo.

    Perdendo a chance

    Se a Caravana da Coca-Cola levou às ruas milhares de pessoas somando todos os pontos por onde passou no final de semana– e mostrando apenas cinco caminhões decorados – imagina a Parada Iluminada, desfile de Natal que este ano não vai ter.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas