• Ligação Bingen-Quitandinha pode ser feita fora do Parque S. Vicente

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  • 04/12/2017 11:26

    Técnicos da empresa Geomanager Consultores Associados, de Petrópolis, protocolaram na Prefeitura projeto que prevê a construção de uma rotatória na chegada a Petrópolis, pela antiga pista de subida da BR-040, para regular o trânsito e permitir a ligação entre os bairros Bingen e Quitandinha, sem a passagem do trânsito pelo Parque São Vicente, como sugere projeto apresentado pela CPTrans ao presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). 

    No documento, o geólogo Johannes Stein, presidente da empresa, e o analista ambiental Cássio Benites, consideram desaconselhável jogar um grande número de veículos nas vias do parque, que está numa Área de Proteção Ambiental (Apa) e de alto risco geológico e ambiental. Eles desaconselham também a utilização de um terreno da Celma, para fazer a ligação, como chegou a ser cogitado. Neste caso, o local de saída, em Quitandinha, não oferece infraestrutura para suportar a passagem do trânsito.

    A proposta, que os técnicos se comprometem a ajudar a detalhar, prevê a ligação – que é esperada desde a década de 1970 – em pista simples, em regime de mão dupla, permitindo a interligação da malha urbana com a rodovia, sem outros desvios. A solução apresentada prevê a passagem do trânsito pelo trajeto existente, passando pelo túnel Quitandinha, que tem três pistas largas. Na chegada a Quitandinha, seria construída uma rotatória, que regularia o tráfego, no encontro dos veículos que viriam do Bingen, em direção a Quitandinha; de Quitandinha, em direção ao Bingen; e os que sobem a serra, em direção ao Bingen ou a Quitandinha.

    A rotatória seria construída onde hoje existe um trevo, na chegada ao Quitandinha. Segundo os técnicos, a obra seria viável e de baixo custo.




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