• “Liebe – o menino chamado amor”

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/06/2017 14:53

    “Liebe (Que significa amor em alemão) – o menino chamado amor” é o título do livro do escritor petropolitano Leferr, que apesar de ser ficcional, conta uma história conflituosa que é a realidade de alguns lares. 

    A partir do livro o autor decidiu criar o Projeto Bem Literário e ir para dentro das escolas, acreditando que a leitura da obra ajudaria os alunos a lidar com alguns problemas familiares de maneira mais positiva. A ideia é ampliar ainda mais o trabalho, para isso contam com o apoio da população e de parceria com empresas privadas ou setores públicos.

    A obra lançada em 2013 acabou se transformando em uma importante ferramenta para os educadores, dentro de sala de aula, trabalharem assuntos delicados como: alcoolismo, conflitos familiares, respeito, autoestima, esperança, amor, perdão, persistência, fraternidade, solidariedade, aceitação, fé, entre outras questões que vão surgindo durante a leitura, de uma maneira bastante sutil. 

    “Em 2003 estava morando e trabalhava em uma editora e larguei tudo na minha vida para fazer o Caminho de Santiago de Compostela e lá começou minha busca. Foram 774 km, 31 dias de caminhada e dentro dos pontos de interrogação, fui obtendo as respostas que procurava. Encontrando o amor como o sentido da vida. Quando se consegue reacender a chama do amor automaticamente é possível enxergar o mundo com olhos coloridos, enxergando assim a beleza da vida”, comenta Leferr, autor de outras obras, como Campo de Estrelas. Num determinado momento sentiu um chamado para trabalhar com o público infantojuvenil. 

    O projeto Bem Literário consiste em presentear os alunos de turmas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais com um exemplar da obra e, dentro de sala de aula, realizar a leitura para que o educador possa debater com os alunos os pontos principais, possibilitando que os jovens que se encontram em situação semelhante ao personagem, não se sintam sozinhos e encontrem o apoio necessário para ultrapassar o difícil momento. 

    Os educadores, orientadores e psicólogos das escolas onde o Bem Literário já foi executado, têm relatado que após participação do projeto, muitos alunos externaram sentimentos e registros de vivências ocorridas em suas famílias, fazendo assim, com que os professores pudessem trabalhar este lado delicado que interfere tanto no aspecto educacional quanto social, elevando a autoestima dos alunos e dando?lhes esperança de um futuro melhor.

    “O projeto trabalha valores, a busca do amor e o respeito pelas pessoas. A frase 'só faça aos outros aquilo que gostaria que fizessem com você’, nos permite disciplinar nossos alunos através do amor”, acrescenta Neide de Araújo Chaves, psicóloga do Colégio Anglicano de Araras, por onde o projeto já passou. 

    “O nosso foco principal é o de fortalecer esta Corrente do Bem, através de patrocínio, apoio, doação, apadrinhamento de empresas, comércios e pessoas físicas para darmos continuidade ao Bem Literário”, explica Marcelle Vasconcelos, que está a frente do projeto ao lado de Leferr. 

    “O padrinhamento do Bem Literário pode ser feito através de doação direta, por telefone ou e-mail, por patrocínio e doação de um lote de exemplares, com a quantidade definida pelo patrocinador ou doador. Há ainda a opção do patrocínio por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet – pessoa jurídica: utilização de até 4% do valor devido e pessoa física até 6%, ambos com dedução integral do valor aportado no Imposto de Renda)”.

    “Atualmente temos dois projetos aprovados pela Rouanet, um que visa reeditar o primeiro livro e doar três mil exemplares para alunos de Petrópolis e outro que visa publicar e realizar o lançamento da continuidade da história, juntamente com um CD, para outros três mil alunos da cidade. Qualquer forma de contribuição é bem vinda”, coloca Marcelle. 

    “Venham fazer parte desta corrente do bem. Os alunos esperam por vocês”, conclui o autor. 

    Até o momento a iniciativa já conseguiu beneficiar mais de 15 mil alunos e, o Instituto Ayrton Senna adotou a obra "Liebe – o menino chamado amor", como parte integrante do catálogo do Programa Acelera Brasil.

    Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 98867-4548, (24) 99272-6312 e (24) 992672882. O site www.projetobemliterario.com.b também pode ser consultado assim como a página facebook.com.br/LiebeLeferr. Emails podem ser enviados para marcelle@projetobemliterario.com.br. 


    Últimas