Estado anuncia licitação para recuperação da Serra Velha: investimento de quase R$ 20 milhões
Nesta sexta-feira (27), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Cidades e o Departamento de Estradas de Rodagens anunciou, em Diário Oficial, a licitação da RJ-107, conhecida como Serra Velha. A estrada, tombada pelo INEPAC, é a principal ligação entre Petrópolis e Magé. No total serão 12,2 quilômetros de intervenções para a revitalização.
Por se tratar de uma estrada tombada, a revitalização precisa de cuidados extras e principalmente para não perder o valor histórico. O projeto prevê a reforma completa da subida, com substituição dos paralelepípedos, escavações para criar uma superfície plana para a aplicação de um produto que melhora a aderência e estabilidade dos paralelos. Também serão feitos um novo sistema de escoamento e drenagem de chuva, uma sinalização atual para dar mais segurança, investimentos na iluminação e reforço nas curvas da Serra, que atualmente são responsáveis por boa parte dos acidentes.
O subsecretário de Estado das Cidades, Bernardo Rossi, que acompanha o caso, diz que a obra será “uma conquista para os moradores do meio da serra e comunidades próximas, bem como aos motoristas que necessitam de um caminho passando pela cidade de Magé”. “O governador Cláudio Castro tem mostrado que essa obra vai atender uma demanda antiga dos moradores. Depois da nossa solicitação com o governo estadual, as manutenções foram iniciadas e agora a licitação publicada no Diário Oficial. Logo teremos uma Serra Velha completamente revitalizada”, afirmou o subsecretário.
A licitação está marcada para o dia 29/09 às 11 horas. O projeto contempla 12,2 quilômetros sendo iniciado no entroncamento da Rua Joaquim Aguiar, em Magé, até o Condomínio Residencial Grão Pará, em Petrópolis.