• Licitação para linhas de ônibus: processo começa, mas não fica pronto com menos de um ano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/10/2021 03:30

    Mal foi instituída e a Comissão Especial para a licitação das linhas hoje operadas pela Viação Cascatinha já sofreu acréscimo de mais um integrante. Porém, quem acredita que será um processo rápido, pode esquecer. A prefeitura tem um ano para concluir a licitação, certame que é uma exigência do Tribunal de Contas do Estado apontando que a empresa opera sem ter sido escolhida em processo licitatório. A previsão é de que licitação só tenha sido finalizada em setembro de 2022.

    Salvo conduto

    Para os ex-prefeitos Rubens Bomtempo e Bernardo Rossi, enrolados com suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, é uma boa notícia. Para o controle da sociedade já é uma notícia ruim… O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que permite a candidatura de políticos que tiveram as contas rejeitadas durante o exercício do mandato.  Vão poder concorrer os condenados a pagamento de multa por contas irregulares sem danos ao erário. Antes, a lei estabelecia que aqueles que tivessem as contas rejeitadas ficariam inelegíveis por oito anos para qualquer cargo, findos os recursos. Para Bernardo e Bomtempo a regra valerá para as eleições a deputado.

    Será?

    Sobre o presidente Jair Bolsonaro se filiar ao PTB de Roberto Jefferson e sobre o PSL se fundir ao DEM, os Partisans estão particularmente curiosos para saber se os ultradireitistas da cidade também vão abraçar a legenda, a União Brasil.

    Eita, nós!  Isso o prefeito Hingo Hammes não mostra. Para desgosto do Psol que embarcou em seu governo, HH foi ter uma reuniãozinha com Bia Kicis, deputada federal ultrabolsonarista. E mais: acompanhado de quem? De quem? Do federal Hugo Leal.

    Expectativa

    Moradores do Atílio Marotti, a rua do Grau, estão animados com as ações da PM nos últimos dias com choque de ordem em ruas centrais e os bairros. Aguardam ansiosos que chegue à localidade.

    Turismo ecológico

    Já passou pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados projeto de lei que concede prioridade na destinação de recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente a programas que tenham sua área de atuação em municípios com potencial turístico atrelado à preservação de parque nacional. Petrópolis não só tem o Parque Nacional da Serra dos Órgãos como ele recebe dois milhões de pessoas por ano.

    Ainda o Palácio

    Ainda sobre o Palácio de Cristal e a reforma que não termina nunca e deixará a cidade sem o espaço no Natal Imperial, o que a gente vem falando desde sempre: se focasse na parte elétrica, nos vidros e nos banheiros e deixasse de inventar drenar o terreno dava mais certo.

    Enquanto isso…

    Enquanto Palácio de Cristal e Theatro Dom Pedro capengam em suas reformas está de vento em popa a intervenção na Catedral de São Pedro de Alcântara, obra de R$ 13 milhões com aporte do BNDES. Iniciada em fevereiro, a reforma deve ficar pronta ainda este ano.

    Trocando de bem

    E a campanha 2022 – seja eleição suplementar seja para os que concorrem a deputado – já começou. Prova disso é o pessoal que brigou em 2020, que traiu e que abandonou o barco fazendo as pazes.  Já estão almoçando, tomando aquele cafezinho, uma champa, posando para fotos.

    Essa, não!

    E o deputado federal Hugo Leal que foi ter um encontro com o presidente estadual do PSD o prefeito carioca Eduardo Paes? Poxa, mas nem levou o professor Leandro Azevedo…

    Fala sério!

    O decreto municipal em vigor que faz restrições em função da covid é omisso em relação a eventos. Marotamente, inclusive, como se a prefeitura não tivesse nada a ver com isso. E não é apenas o show de pagode, agora em outubro no Parque de Exposições, em Itaipava que rola, não. Este pode ser o maior deles até agora, mas há eventos em choperias comendo solto desde sempre, com mais de 200, 250 pessoas de público.  Queríamos saber como a prefeitura mede o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas nestas pistas de dança. É com trena?

    Contagem         

    Petrópolis está há 274 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Portugal & Itália

    Não é porque é uma casa portuguesa que não se sabe fazer uma boa massa, muito pelo contrário! A Casa de Portugal, já em clima de encerramento do Serra Serata, promove hoje, a partir das 19h, o “Encontro Portugal  & Itália”, com pratos das duas cozinhas internacionais.

    Moradores da Castelânea, numa das transversais da Olavo Bilac, dizem que este carro que pegou fogo na quarta-feira à noite está abandonado há meses no local. A foto é de Philippe Fernandes.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas