• Licitação para Casa Lotérica na Posse tem proposta habilitada e está em verificação de documentos para que seja anunciado o vencedor

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/01/2022 07:45
    Por Vinícius Ferreira

    O processo licitatório aberto pela Caixa Econômica Federal – CEF para a implantação de uma agência Lotérica no distrito da Posse está perto de ser concluído e ter um vencedor anunciado. O processo aberto no início do mês contou com 45 propostas e a classificada para levar o pregão eletrônico foi a de Thiago Pereira Marques, no valor de R$ 349.990,01. Na sexta-feira (21), a proposta que passa pela fase de habilitação, foi “classificada” pela Caixa. Caso toda a documentação seja aceita pela CEF, a previsão é de que a nova lotérica esteja operando dentro de um prazo legal de 120 dias, ou seja, até o mês de maio.

    Em novembro, quando a licitação para a Casa Lotérica na Posse foi anunciada, a informação dada pelo presidente da CEF, Pedro Guimarães, em Brasília, afirmou que houve a tentativa de licitação, em duas oportunidades, mas o pregão não foi concluído. Na ocasião, Guimarães chegou a informar ainda que a previsão era de que a nova Casa Lotérica fosse instalada até março.

    No anúncio da licitação, a informação era de que o processo seria iniciado ainda em dezembro. Mas, só aconteceu um mês depois. Ainda durante o anúncio feito em Novembro, o presidente da Caixa chegou a falar da instalação de um correspondente bancário, o que facilita o acesso de moradores da região a diferentes tipos de serviços bancários.

    A instalação de um correspondente bancário no Distrito da Posse é uma demanda antiga dos moradores, e que pode beneficiar quase 14 mil pessoas que vivem na região. Moradores do distrito precisam se deslocar até o município de Areal para fazer os pagamentos bancários, já que Areal, para muitas dessas pessoas, acaba sendo mais perto do que se deslocar para Itaipava, onde está a agência mais próxima em Petrópolis (há ainda uma Casa Lotérica no distrito de Pedro do Rio). A Posse fica a 36 km do Centro Histórico.

    Expectativa pela agência durava dois anos

    Em janeiro de 2020, a Caixa já havia confirmado que o distrito da Posse receberia uma Casa Lotérica até o fim daquele ano. O que não aconteceu. Petrópolis tem quatro agências bancárias da Caixa, 16 unidades lotéricas e seis correspondentes CAIXA AQUI. Nas casas lotéricas é possível fazer a abertura de conta Caixa Fácil; recebimento de boletos bancários; venda de crédito Pré-Pago Telefonia; recebimento de prestação habitacional; recebimento de tributos governamentais; saques e depósitos em conta corrente e poupança; recebimento de contas de Concessionárias de Serviços Públicos; recebimento de contribuição sindical (GRCSU); pagamento de benefícios do INSS, bolsa família, seguro-desemprego, FGTS, Pis/Abono.

    Últimas