• Licitação para a revitalização do painel de Djanira está na fase final

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/05/2021 19:03
    Por Janaina do Carmo

    Depois de mais de três anos de espera, a revitalização do painel de Djanira está mais perto de acontecer. A Prefeitura concluiu na sexta-feira (7), a fase de apresentação das propostas das empresas participantes, agora, o município aguarda a validação da proposta vencedora para adjucar o processo licitatório e assinar o contrato.

    Segundo a Prefeitura, a empresa Anima Conservação Restauração e Artes foi a vencedora da licitação, apresentando a proposta de R$ 498.690,39 para a realização do serviço. O município tinha uma previsão de investimento de R$ 700 mil para contratar a empresa.

    De acordo com o edital da licitação, a previsão é que todo o trabalho de revitalização seja concluído em oito meses, após a assinatura do contrato com a empresa vencedora. Atualmente, o painel Djanira está em uma sala do Centro de Cultura Raul de Leoni aguardando pela restauração.

    A realização do pregão faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a Prefeitura de Petrópolis e o Ministério Público Federal (MPF), em 2010. O painel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e retrata imagens da Cidade Imperial.

    Na obra estão os traços que eternizam o carinho da artista por Petrópolis em que passou longas temporadas desde 1947. A pintura tem mais de 12 metros e foi doada por Djanira para o Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, no Centro, onde permaneceu por 64 anos no auditório da escola.

    Últimas