• Libesp reforça a importância do Carnaval em Petrópolis e seu papel na economia da cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/jan 08:30
    Por Maria Julia Souza I Foto: Divulgação

    Uma das festas mais simbólicas no país, o Carnaval é comemorado, de forma oficial, 47 dias antes da Páscoa. Este ano, a data será comemorada entre os dias 1º e 05 de março. Em Petrópolis, a Liga de Blocos e Escolas de Samba de Petrópolis (Libesp) reforça a importância do resgate das festividades na cidade e ressalta o seu papel no desenvolvimento econômico do município.

    “Petrópolis já foi o segundo melhor Carnaval do Estado do Rio de Janeiro. Hoje, é de suma importância o resgate do nosso Carnaval. Com a maior festa popular do Brasil em nossa cidade, que é o Carnaval, vamos dar oportunidade para as bandas, os blocos e as escolas de samba, com participação em massa do povo petropolitano, para vivenciar, brincar, pular e desfilar nessa manifestação cultural que é nacional”, destaca Ivo Mendes, conhecido como Mestre Ivo, presidente da Libesp. 

    Ivo destaca que desde 2012 não são realizadas atividades carnavalescas em Petrópolis, sendo a última realizada através do projeto “Esquenta”, com shows em diversas praças do município, uma semana antes do Carnaval, onde houve a participação de grupos de pagode da cidade, além de bandas, grupos de recreação, apresentações de escolas de samba do Rio de Janeiro, desfile de blocos e das escolas de samba da cidade. No mesmo ano, também foi realizado um desfile da Portela na cidade. 

    “Desde 2013 vamos nos arrastando e com carnavais de baixa qualidade. Ainda tivemos a Covid e as tragédias, tudo isso também atrapalha. Agora é a hora da virada, hora do resgate”, disse ele. 

    Desenvolvimento econômico 

    Ivo ressalta a importância do Carnaval para a economia da cidade, uma vez que a festividade possui mais de 40 profissões, que possibilitam a geração de renda com empregos diretos e indiretos. 

    “Vamos ter muito trabalho em diversos setores como turismo, hotelaria, gastronomia, transporte, comércio de corte e costura, restaurantes, ambulantes, entre outros, estimulando a economia criativa da nossa cidade e trazendo alegria, diversão e muito samba no pé”, ressaltou Ivo. 

    Projeto é apresentado ao governo municipal 

    Ivo conta que apresentou um projeto ao governo municipal para o Carnaval 2025, onde seria realizado nos bairros e também contemplaria as entidades carnavalescas. As atividades seriam realizadas em uma parceria da Libesp com o Instituto Municipal de Cultura (IMC), onde o Carnaval aconteceria em locais como Alto da Serra, Cascatinha, Mosela, Corrêas, Praça da Liberdade, Nogueira, Posse, Meio da Serra, entre outros bairros. 

    Também haveriam apresentações de grupos de pagode da cidade, grupos de recreação infantil, desfiles, e apresentações de blocos e escolas de samba do município. “A expectativa é a melhor possível. Petrópolis hoje passa por muitas dificuldades, mas acreditamos em um recomeço. As atividades já estão sendo planejadas, mas tudo depende de uma série de etapas. Temos que resgatar o nosso Carnaval”, explicou Ivo.

    Leia outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas