A plataforma Booking, via Ministério do Turismo, divulgou uma lista com os destinos nacionais mais procurados para 2024, feita com base no maior crescimento anual no número de reservas. Surpreendentemente, para o próximo ano, a tendência deixou de ser os destinos litorâneos no Brasil, desafiando a expectativa comum associada aos turistas nacionais. Petrópolis é o destino em terceira colocação na preferência do viajante brasileiro em 2024, atrás apenas de Olímpia (SP) e Foz do Iguaçu (PR). A pesquisa levou em conta os 1.000 destinos mais reservados para o ano que vem.
“Estudos mostram desde a preferência por climas amenos até a oportunidade de contato com a natureza e eventos com vieses sustentáveis como atrativos, assim como a cultura e experiências como o circuito cervejeiro e o polo gastronômico. Petrópolis reúne tudo isso e muito mais e estamos felizes com a pesquisa e agora temos a missão de tornar a cidade ainda mais aprazível para que o visitante retorne em mais ocasiões e permaneça sempre cada vez mais tempo incluindo os dias de semana”, afirma o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir el Ghaoui.
Ele ainda destaca a importância da pesquisa ter sido feita com base em números já garantidos de reservas e não em projeções. “São dados reais de quem já encomendou a sua estadia. Então, mais do que nunca, Petrópolis deve investir para aumentar esses números focando em atrações fora da alta temporada e em ampla divulgação dos roteiros já existentes e as novidades que estão sempre sendo lançadas”, pontua Samir el Ghaoui.
A Booking neste levantamento junto a seus usuários, chegou a oito destinos nacionais que registraram o maior crescimento anual no número de reservas. A pesquisa foi realizada em julho deste ano e revelada agora, levando em consideração destinos reservados para 2024 por brasileiros na plataforma entre 1º de agosto de 2022 e 31 de julho de 2023. Os destinos tinham que estar entre os 1.000 mais reservados. A lista resultante foi ordenada por aumento anual, com uma leve curadoria dos destinos para garantir a distribuição geográfica.
Petrópolis, assim como outras seis cidades mais bem colocadas na pesquisa, não faz parte do rol de capitais do país, comprovando a tendência de interiorização do turismo, fator ligado à segurança e também ao clima.
Em meio à Mata Atlântica e a uma hora da capital, Petrópolis brinda seus visitantes com uma oferta gastronômica diversificada, uma variedade de hotéis que atendem a todos os gostos e tamanhos de bolsos, além de opções irresistíveis para os amantes do turismo rural e da natureza. A cidade tem 119 meios de hospedagem com 6,5 mil leitos, a maior oferta da região serrana.
Poços de Caldas (MG), Brasília (DF), Teresina (PI), Ouro Preto (MG) e Blumenau (SC) são as demais cinco cidades que compõe a lista dos oito destinos mais reservados para 2024 nesta pesquisa Booking via Ministério do Turismo.