Leonardo Fróes estará presente no “Encontro das Palavras”, nesta sexta, na Casa de Petrópolis
O evento acontecerá nesta sexta-feira, a partir das 19h, com entrada gratuita
Nesta sexta-feira (01), o escritor, jornalista, tradutor e naturalista falará sobre quatro de suas obras: “Natureza arte de plantar” (Ed. CEP); “Um outro Varella” (Corsário-Satã); “Contos Orientais” (Rocco) e “Poesia Reunida (1968-2021)”, recentemente lançada pela Editora 34.
O bate-papo será mediado pela escritora Cassiana Lima Cardoso. “Queria chamar de privilégio esse nosso encontro – celebração; mas prefiro nomear de um encontro feliz, já que é das coisas simples que o poeta gosta mais”, diz a responsável pela mediação. Além dela, também estará presente o diretor de arte e cultura da Casa de Petrópolis, Luiz Aquila. “Leonardo foi o primeiro poeta de minha geração que conheci. Ele me abriu o caminho da nova poesia”, conta.
Sobre Leonardo Fróes
Leonardo Fróes nasceu em 1941 em Itaperuna, no interior do Rio de Janeiro, e cresceu na capital. Viveu os anos de aprendizagem em Nova York e na Europa, e mora em Petrópolis desde o começo da década de 1970. Foi editor, jornalista e enciclopedista. Entre 1971 e 1983, assinou a coluna “Natureza”, no Jornal do Brasil, reproduzida como “Verde” no Jornal da Tarde de São Paulo, tendo sido um dos primeiros a difundir no Brasil a consciência ecológica.
Recebeu o Prêmio Jabuti de Poesia, em 1996, por Argumentos invisíveis, e os prêmios de tradução da Fundação Biblioteca Nacional, em 1998, da Academia Brasileira de Letras, em 2008, e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, em 2016. No último ano recebeu também o prêmio Alceu Amoroso Lima — Poesia e Liberdade, concedido pelo Centro Alceu Amoroso Lima e pela Universidade Candido Mendes.
Os Encontros da Casa de Petrópolis
Celebrando a produção literária contemporânea, escritores petropolitanos, residentes na cidade ou convidados pela Casa de Petrópolis, se encontram para conversar com o público nos ‘Encontros das Palavras’, buscando inserir Petrópolis em um cenário de importância para produção e divulgação de literatura. Pensando na formação de plateia para as diferentes artes, Luiz Aquila idealizou esses Encontros como eventos que busquem valorizar a construção do conhecimento participativo e possibilitar lazer com criatividade.
Os Encontros da Casa de Petrópolis têm o apoio da Prefeitura de Petrópolis, por meio do Edital Maria Luiza, do Instituto Municipal de Cultura, com recursos do Fundo Municipal de Cultura e também da Livraria Nobel.