• Lei Seca na Bauernfest flagra 49 motoristas alcoolizados em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/08/2022 04:24

    E não teve choro nem vela. A Lei Seca veio dar um pulinho em Petrópolis no final de semana em plena Bauernfest com aquele chope rolando em toda a parte. E montaram a fiscalização bem na Rua 13 de Maio, a poucos metros do centro nervoso da festa. Aqui, 142 motoristas foram abordados e 49, ou seja, 35,2% dos abordados, estavam dirigindo embriagados. Mas, a gente acha até que foi pouco.  E ainda ficamos impressionados que os outros 65% estavam de boa. É bom ressaltar que não se tem como saber se todos os flagrados alcoolizados estavam na Bauernfest porque, afinal, no fim de semana o que não falta é gente bebendo e dirigindo.

    Petrópolis foi destaque

    Em 40 blitzes realizadas em todo o estado, mais de 2.800 condutores foram abordados. As blitzes  foram realizadas de sexta a domingo em diversos pontos do estado e 397 casos de alcoolemia foram registrados. A cidade de Petrópolis se destacou pelo alto número de casos de alcoolemia. Em segunda colocação ficou Paraty, na Costa Verde, com 23,3% dos motoristas abordados dirigindo embriagados. 

    “Pega Fujão”

    E para os motoristas que se acham espertinhos e creem que conhecem ‘rotas de fuga’, a Operação Lei seca inaugurou justamente agora em agosto um sistema especial: o ‘pega fujão’. São duplas de oficiais em motocicletas, sem ponto fixo, que ficam circulando entre as ruas alternativas.

    Nova secretaria

    A prefeitura criou uma nova secretaria. Se chama “Secretaria de Educação, habilitação e regularização fundiária”.  Pelo menos é o que indica a placa colocada na fachada da Escola Cecília Schechner, em Itaipava, onde está sendo construída uma creche. É um misto de Secretaria de Obras com Educação e Detran. A criança que matricula lá, é alfabetizada, já aprende a dirigir e tira a CNH e ainda constrói e regulariza a sua casa. Isso tudo aos cinco anos de idade.  Nem Paulo Freire foi tão avançado. 

    Essa é uma legenda dois em um para a foto: a placa indica a nova secretaria criada na gestão Bomtempo, de “Educação, Habilitação e Regularização Fundiária”  e a gente ainda pergunta: quando a obra fica pronta?

    Mas e a obra?

    Mas falando seriamente sobre o assunto, a obra foi licitada na gestão interina de Hingo Hammes e deveria ter sido iniciada em janeiro agora no governo Bomtempo, valor de R$ 1,4 milhão e prazo de 120 dias. Tá certo que teve enchente, mas não em Itaipava.  Porque não ficou pronta ainda oito meses depois?

    Ué?

    Para falar da reforma do terminal Centro que ficou péssima e que terá de ser refeita, a CPTrans justificou que ali passam por dia 100 mil usuários de ônibus. Ué? Mas as empresas de ônibus reclamando de suas agruras vivem dizendo que o sistema transporta no máximo 80 mil por dia. Combina esse número direito aí, gente!

    Bingen-Quitandinha

    “Se não rolar em 2022, ano eleitoral, não rola mais”.  A previsão é de um incrédulo Partisans que ouve falar na tal ligação desde criancinha. Anunciada pelo governo do estado em janeiro com promessa de ficar pronta em 20 dias e, depois, novamente em março com a mesma previsão, não rolou. Em junho, o Estado disse que era falta de asfalto, mas em 15 dias tava resolvido. Deve estar faltando asfalto até hoje…

    Só pressão?

    Lembra que em março o prefeito Rubens Bomtempo colocou suspeitas sobre a administração do Cartão Merenda Certa, aquele que dava R$ 70 por aluno na época de Bernardo Rossi na pandemia? Cadê o resultado da sindicância que teria sido aberta?

    Esta é a Conceição Rios que sempre que pode doa livros para a biblioteca do Instituto Caminho da Roça,  instituição criada por moradores, sem fins lucrativos, que desenvolve projetos de sustentabilidade com foco em educação. Você também pode doar pelas redes sociais do Caminho da Roça.

    E este ano bomba

    E depois da Bauernfest,  este ano ainda tem o Desfile de 7 de Setembro para reunir não apenas as escolas e instituições, mas a dezena de candidatos a deputados e suas claques nos pedindo o voto entre um colégio e outro marchando.

    Cinema solidário

    Hoje, as três primeiras sessões das três salas do Cinemaxx Mercado da Estação serão solidárias. O ingresso será um litro de leite com a expectativa de arrecadar mais de 300 itens que serão doados à Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas