Lei que cria Monumento Natural da Serra da Maria Comprida é sancionada
Petrópolis ganhou nesta semana mais uma área de preservação ambiental. Foi publicada a lei nº 9.756/2022 que cria o Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida (MONASMC). Aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), e publicada no Diário Oficial da última segunda-feira (4), a nova área de preservação ambiental fica localizada em Araras e possui 7.803,69 hectares. O Monumento será administrado pelas unidades de conservação estaduais, e conta com o apoio de várias entidades e associações.
O objetivo da nova área de preservação é fazer o melhor uso sustentável, garantindo a preservação do corredor de Mata Atlântica, cachoeiras, montanhas e fauna que ali existe. promover o ecoturismo sustentável, incentivar a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), já que a criação do monumento não implica em desapropriação.
A Mona Maria Comprida nasceu de uma iniciativa de montanhistas da cidade: Julian Kronenberger, Hugo de Castro e Bernardo Eckhardt que, em 2020, iniciaram a elaboração do projeto de preservação. O projeto foi então apresentado ao deputado estadual Carlos Minc, e após um ano, foi sancionado e publicado em diário oficial.
A Serra da Maria Comprida irá proteger outras montanhas gigantes, como o Morro do Cuca, com 1.860 metros, num total de 22 picos com mais de 1.000 metros de altitude, sendo a Maria Comprida o ponto mais alto. Diversos outros pontos recebem visitantes, entre eles os poços e as cachoeiras da Rocinha e do Vale das Videiras, além de trilhas que levam para a Pedra da Maria Comprida, Pedra da Cuca, Palmares e Morro da Mensagem. Além desses, os montanhistas mais experientes apostam nas travessias mais longas, como Araras x Secretário.