• Lei Maria da Penha é tema de livro que será lançado na próxima quinta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/06/2019 12:00

    O livro "Lei Maria da Penha: entre teoria e prática", da autora Drica Madeira, será lançado na próxima quinta-feira (4), às 18h, na Livraria Nobel. A obra, publicada pela Editora Literar, chega ao público às vésperas de a lei completar 13 anos de vigência e em um momento no qual as estatísticas de feminicídio se tornam cada vez mais preocupantes.

    O livro é fruto da dissertação de mestrado em Direito realizado pela autora. A obra aborda uma série de reflexões relacionadas à falta de uniformização e à desigualdade de tratamento, na leitura e na condução dos casos concretos pelo Poder Judiciário. Embora o tema seja árduo e doloroso, as constatações empíricas anunciam que ainda é preciso um longo caminho a percorrer no tratamento igualitário e digno de conflitos decorrentes de violência contra as mulheres.

    Além disso, o livro também traz narrativas de histórias de vida acompanhadas pela autora e que colocam em evidência o estranhamento e a problematização necessários para pensar e repensar sobre a complexidade do sistema de administração de conflitos de violência doméstica e familiar contra as mulheres – e sobre o quanto as medidas simplistas, de ideologia punitivista, não serão capazes de dar conta de um tratamento adequado para esses dramas e dilemas familiares.

    Sobre a autora: Drica Madeira é doutoranda em Ciência da Literatura na UFRJ, pesquisadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea e do Fórum M, espaço aberto para o debate sobre a questão da mulher na Universidade (PACC – Letras/ UFRJ). Formou-se em Letras Português Literatura pela UCP, com mestrado em Direito pela mesma Universidade.

    Informações sobre a obra e sobre o lançamento podem ser obtidas com a Editora Literar através do telefone (24) 2248-0100, do WhatsApp (24) 99316-2976, no site www.editoraliterar.com.br. A livraria Nobel fica na Rua Dezesseis de março, 399, Centro.

    Últimas