• Leg Press é bom também para glúteos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/nov 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    Quem tem músculos posteriores de coxa e glúteos fracos sobe mal nas corridas de rua. O Leg Press é um dos bons exercícios para desenvolver os glúteos. Na execução do exercício quando os joelhos estão próximos do peito é quando os glúteos estão mais alongados em sua maior amplitude. Quando os joelhos se afastam é quando estamos fazendo força empurrando a carga. Logo, os glúteos estão trabalhando mais do que os quadríceps.

    Pesquisadores da Academia Russa de Ciências testou homens jovens fisicamente ativos fazendo leg press durante 8 semanas com objetivo de avaliar os volumes do glúteo máximo e do quadríceps por meio de ressonância magnética. O resultado foi aumento do volume no glúteo de 13 a 18% contra 6 a 15% no quadríceps, Popov et all. (2006). O glúteo dobrou de volume em relação ao quadríceps e tem gente que prescreve Leg Press para o quadríceps. Sim, é para o quadríceps também, porém, muito mais para os glúteos e um dos melhores para esse grupo muscular.

    Corredores de provas de 5 km se beneficiam bastante desse exercício. Há quem advogue o posicionamento dos pés no Leg Pres. Não faz diferença nenhuma, Scamilla (2001). A orientação é colocar os pés na posição funcional de maior conforto para executar o exercício. Não precisa inventar nada!

    Literatura sugerida: 1) VARGAS, Jonathas Stoll de. Nível de ativação eletromiográfica de membros inferiores em diferentes exercícios de força para mulheres treinadas. 2015.

    Últimas