• Laureus lança campanha e cria fundo para auxiliar vítimas de guerra na Ucrânia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/03/2022 10:08
    Por Estadão

    Responsável por entregar o chamado Oscar do esporte, o Laureus lançou a campanha “Laureus Sport for Peace Humanitarian Action Fund”, que pretende aliviar o drama e o desastre humanitário causados pela invasão da Rússia na Ucrânia, que já dura mais de vinte dias e tem provocado destruição e grande fluxo migratório no Leste Europeu.

    Organização esportiva fundada em 2000, o Laureus promove projetos sociais pelo mundo, sempre relacionados ao esporte, principalmente voltado para os mais jovens. Nos últimos, já ajudou mais de seis milhões de pessoas. Também é responsável por organizar e conceder o “Prêmio Laureus do Esporte Mundial”, que homenageia atletas e organizações que obtiveram importantes conquistas esportivas ao longo do ano.

    O fundo irá oferecer suporte às ONGs e instituições que estão provendo alimento, água, medicamentos, saneamento básico e abrigo para a crescente população vulnerável na região. Além disso, também oferecerá auxílio àqueles que estão refugiados e conseguiram deixar a Ucrânia, em direção a países vizinhos.

    Todas as doações, sejam de empresas, atletas e órgãos esportivos, serão destinadas para entidades parceiras que estão trabalhando na linha de frente do conflito, como a Unicef e a Cruz Vermelha. Doações públicas também podem ser realizadas através da plataforma online “Just Giving”.

    Esse programa será beneficiado diretamente pela campanha “Play your Part”, lançada essa semana por Andriy Schevchenko, ex-jogador de futebol, treinador ucraniano e embaixador da Laureus. “Assim como outras milhões de pessoas, meus amigos e familiares estão encurralados, com a ameaça constante de bombardeios e tiros. Está se tornando cada vez mais difícil para os ucranianos obterem alimentos, água e outros bens fundamentais para a sobrevivência. Eu peço a todos que façam o que puderem para doar e ajudar milhões de inocentes que estão sofrendo com este conflito”, disse o ex-meia, na ocasião.

    Sean Patrick, presidente da Laureus Academy, afirmou que “o Fundo possibilitará utilizarmos o poder do esporte para prover suporte em conjunto com entidades humanitárias. A longo prazo, também nos auxiliará a ajudar pessoas e comunidades a se recuperarem”.

    Uma porcentagem dessas doações será destinada para esses planos de recuperação a longo prazo, focando na utilização de atividades esportivas para jovens que vivem em comunidades afetadas, além de estimular a coesão e o diálogo pacífico em locais com grande volumes de refugiados.

    Últimas