• Lançamento do livro Dicionário das Religiões Afro-brasileiras será realizado na Casa de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/10/2021 11:01
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura e a Sacra Oficina lançam, no próximo sábado (9) o livro Dicionário das Religiões Afro-brasileiras. A obra, de Ronaldo Rego, busca preservar o vocabulário pertencente aos cultos afro-brasileiros. Marcado para às 18h, o evento vai contar com palestras sobre o tema, apresentações de música e dança, além da presença do próprio autor autografando os exemplares.

    O lançamento também contará com a participação do babalorixá Lúcio de Ogum, que apresentará a importância da música, do canto e das danças na tradição iorubá no Brasil. Além dele, a historiadora e diretora executiva da Casa, Rachel Wider, irá palestrar sobre os laços da cultura brasileira com a África, destacando sua forte influência no nosso país.

    “Como sabemos, a cultura brasileira tem fortes laços com a África, que se reflete desde a forma de falar, vestir, comer e também nos aspectos religiosos. Durante o período do Brasil colônia os três principais grupos étnicos vindos para nosso país foram os bantus, os jejês e os iorubás. No dia do evento, falaremos sobre essa herança cultural, em especial sobre o grupo iorubá”, explica Rachel.

    Após as apresentações, haverá um coquetel para os convidados. O evento é gratuito, mas tem capacidade limitada em respeito às orientações das autoridades de saúde.

    As inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp, nos telefones (24) 99318-6716, (24) 98801-0356 ou pelo e-mail culturacasadepetropolis@gmail.com. A Casa de Petrópolis está localizada na Avenida Ipiranga 416, Centro Histórico.

    Sobre a obra

    O livro Dicionário das Religiões Afro-brasileiras busca preservar e divulgar o vocabulário pertencente aos cultos afro-brasileiros. A busca feita por Ronaldo Rego, ao longo de décadas, reuniu diligentemente uma respeitável coleção de termos usados pelos participantes desses cultos, através de depoimentos coletados nas páginas especializadas, periódicos e outras fontes.

    Tais palavras, cujo significado é revelado nas páginas do dicionário, abrem a porta para o rico universo da cultura afro-brasileira, nascida no encontro, assimilação e transformação de símbolos e tradições religiosas de nossas principais origens: europeia, africana e indígena.

    Em suas páginas o leitor não familiarizado com o tema terá acesso ao significado de termos e expressões de maneira precisa e não adulterada, podendo, assim, introduzir-se às raízes genuínas dessa parte fundamental da cultura brasileira.

    Mas, mais que isso, o dicionário cumpre um papel de relevância histórica e cultural, ao preservar para futuras gerações, todo um conjunto de expressões, cuja vida também depende da existência daqueles que empregam, muitas vezes transmitidos pela tradição oral, podendo se transformar ou mesmo desaparecer com o tempo, não fossem fixados de alguma forma.

    Últimas