• Lançamento do Anuário do Museu Imperial – Nova fase e palestra sobre a Coleção Geyer acontecem nesta quarta

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Com entrada gratuita, o lançamento reforça o papel do periódico como um canal de diálogo entre a produção acadêmica e técnica

    Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Divulgação

    O Museu Imperial vai promover, nesta quarta-feira (9), às 19h, na Casa Cláudio de Souza, o lançamento do Anuário do Museu Imperial – nova fase, volume 4, edição 2023. Publicado pela primeira vez em 1940, o Anuário é um dos periódicos mais tradicionais nos campos museal e acadêmico. Desde a retomada de sua nova fase, em 2020, a publicação vem ganhando reconhecimento, alcançando a classificação Qualis-Capes B3 no quadriênio 2017-2020, consolidando sua relevância no meio acadêmico.

    O evento contará com uma palestra do professor Fabiano Cataldo de Azevedo, corresponsável pela Área de Pesquisa do Museu Imperial, que abordará o tema “Os livros da Coleção Geyer: um olhar preliminar sob a ótica das marcas de propriedade e proveniência”. Essa análise faz parte de sua pesquisa sobre o acervo bibliográfico da Coleção Geyer.

    A edição do Anuário é organizada por Alessandra Fraguas, com revisão de texto de Dayane Araujo, diagramação e identidade visual de George Milek, e fotografias de George Milek e Luis Azevedo. O volume 4 reafirma o compromisso do Museu Imperial com a divulgação científica e técnica, abrangendo temas interdisciplinares como História, Arquitetura, Urbanismo, Literatura, Linguística, acessibilidade para pessoas com deficiência e análise físico-química de documentos textuais.

    O lançamento reforça o papel do periódico como um canal de diálogo entre a produção acadêmica e técnica, destacando a importância do acervo do Museu Imperial para a pesquisa e a preservação da memória histórica.

    A Casa Cláudio de Souza está localizada na Praça da Liberdade, 247 – Centro.

    Últimas