Lagoa de Geribá, em Búzios, passará por intervenções
A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, assinou, na última semana, o contrato da empresa responsável que iniciará a execução das obras no Parque Lagoa de Geribá. Também nos últimos dias, foi realizado o lançamento do projeto de intervenção ambiental e urbanística.
As obras no local eram esperadas há mais de 20 anos.
Urbanismos e sustentabilidade
A princípio, a execução da infraestrutura do Parque Lagoa de Geribá está dividida em duas etapas, sendo a primeira já licitada: execução da ciclovia, deck e mirante com espaço para contemplação ideal para família. No segundo momento serão executados os espaços de lazer e convívio público, como as praças e quiosques, visando proporcionar aos cidadãos e visitantes um ambiente harmonioso e propício ao bem-estar.
O projeto ambiental está centrado no cuidado e preservação da lagoa, com medidas de tratamento e intervenção que visam restaurar sua saúde e biodiversidade e que levará estruturação de trilhas, biorremediação da água e replantio em áreas degradadas. Por outro lado, o projeto urbanístico também almeja transformar a região em um local de lazer e contemplação da natureza. A inclusão de uma passarela com aproximadamente 750 metros lineares, pontos de descanso e áreas para a prática de esportes, quiosques, playground com acessibilidade e infraestrutura.
Mobilidade
Segundo a Prefeitura de Búzios, o impacto desse projeto “transcende o âmbito local, pois a lagoa revitalizada está destinada a se tornar um ponto turístico de destaque na região, servindo como um elo entre os bairros vizinhos Geribá e Manguinhos, ligando a Praia de Manguinhos e o bairro de Geribá”.