• Lago de Nogueira, local que já foi área de lazer, está abandonado; moradores cobram providências

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/10/2022 18:49
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Se, no passado, o Lago de Nogueira já serviu como área de lazer para os moradores da região, atualmente os bons momentos vivenciados pela população local estão vivos somente na memória. Abandonado, há anos o local não recebe desassoreamento e intervenções efetivas de limpeza, além de outras iniciativas, como iluminação no entorno. A última limpeza foi realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que fez a retirada das gigogas.

    Segundo Djalma Costa, morador vizinho do lago e do Clube Promenade, somente a limpeza da estrada do entorno do lago é realizada. No entanto, o serviço é feito de forma incompleta, já que a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) deixa para trás rastros, como os sacos de lixo. Sobre isso, Djalma conta que há uma semana os moradores esperam o retorno da companhia para a retirada do lixo.

    Quem visita o local vive a reminiscência de, um dia, ter avistado diversos peixes no lago. Hoje isso já não é mais realidade. A água que vem da cachoeira dentro do Clube Promenade é totalmente poluída.

    Foto: Djalma Costa

    Falta iluminação e asfaltamento adequado

    Um outro problema enfrentado, principalmente pelas mulheres, que passam pelo entorno do lago, é a falta de iluminação. Quem comenta sobre o assunto é uma outra moradora do bairro, Juliana Mansoldo.

    “Acho que seria muito interessante trabalharem a iluminação, porque ali tem muitas árvores e, à noite, fica muito perigoso para as mulheres que passam pelo entorno. Eu morava ali e tinha muito medo de passar naquele local à noite. Não sei se câmeras de segurança seriam viáveis, mas acho que teriam que trabalhar bastante a iluminação.”, diz Juliana.

    Um outro problema relatado pela moradora é que o local não possui um asfaltamento ideal. “Eles só tapam os buracos e ficam aqueles calombos. Para quem caminha, passa de carro ou até de moto, é horrível. Essa questão do asfalto é péssima.”, desabafa.

    Projeto Jardim Botânico

    Em 2017, a Prefeitura se comprometeu em apoiar o projeto de jardim botânico no entorno do parque. No entanto, o apoio ficou somente na promessa e o projeto não foi adiante. O objetivo era preservar flores ameaçadas de extinção e uma área de 20 mil metros quadrados. Os estudos para o projeto também envolviam a instalação de bolsões para pesca, quiosques, uma escola voltada para a educação ambiental, estacionamento e área de lazer.

    Em resposta à Tribuna, a Prefeitura de Petrópolis informou que, por meio da Comdep, foi iniciada nesta semana, a limpeza do lago e do entorno. “Com o auxílio de máquinas, a equipe da Companhia está no local, fazendo a limpeza mecânica, manual, capina e roçada.”, diz a nota.

    Últimas