• Lago de Corrêas recebe o plantio de 600 mudas em nova etapa de recuperação ambiental

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/out 08:52
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    O Lago de Corrêas, recentemente revitalizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) em parceria com o Projeto Conexão Verde, voltou a ser palco de mais uma iniciativa ambiental nessa sexta-feira (03). Em uma manhã de integração comunitária, cerca de 140 alunos de escolas municipais participaram do plantio de 600 mudas nativas no entorno do espaço, ação que fortalece a recuperação ambiental da área e reforça o compromisso coletivo com um futuro mais sustentável.

    O evento, organizado pelo Conexão Verde, Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), contou com as Secretarias Municipais de Defesa Civil, Educação e Meio Ambiente, além das forças de segurança da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, e a associação de moradores da região.

    Para César Magno, gestor da Opensat e idealizador do Conexão Verde, o plantio simboliza um novo capítulo no trabalho de transformação iniciado no local em 2022.

    “Quando começamos a revitalização do lago, nosso objetivo era devolver à comunidade um espaço de convivência e respeito ao meio ambiente. Hoje, ver tantas crianças participando do plantio dessas mudas nos mostra que estamos formando uma geração mais consciente e preparada para cuidar da nossa cidade. Essa união de forças é o que garante que o Lago de Corrêas continue vivo e sustentável. Revitalizar esse lago e um grande ganho para os moradores ao entorno e para toda Petrópolis”, afirmou.

    O Lago de Corrêas foi transformado após anos de abandono e assoreamento. A ação incluiu limpeza das águas, retirada de entulho, replantio de espécies nativas, instalação do oitavo Ponto de Entrega Voluntária (PEV), reforçando a coleta seletiva e o descarte correto de recicláveis e instalação de sistema de câmeras com monitoramento. O espaço, que sempre fez parte da memória afetiva da comunidade, hoje é símbolo de recuperação ambiental e de mobilização coletiva.

    Confira também sobre Petrópolis e região:

    Últimas