• Lagarde: impactos das tensões comerciais na inflação só ficarão claros em algumas semanas

  • 17/abr 11:54
    Por Lais Adriana e Pedro Lima / Estadão

    A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, destacou nesta quinta-feira, 17, os potenciais impactos negativos das tensões comerciais e tarifárias sobre o crescimento econômico, em meio a um cenário global volátil. “Os impactos das tensões comerciais na inflação só ficarão claros em algumas semanas”, afirmou, ressaltando que nem mesmo a reunião de junho trará clareza total sobre os efeitos das tarifas.

    Lagarde afirmou ainda que as tarifas dos EUA podem ter efeitos negativos no crescimento, reforçando a necessidade de os governos da UE garantirem e fortalecerem reformas estruturais para estabilizar a política fiscal. “A consolidação orçamentária é crucial neste momento de incerteza”, disse, indicando que medidas fiscais sólidas podem ajudar a contrabalançar os riscos externos.

    Ela destacou a importância de uma relação sólida entre os BCs como sendo “decisiva para a estrutura financeira internacional”, sugerindo alinhamento na condução das políticas monetárias em meio a desafios compartilhados.

    Últimas