Laboratório privado já confirmou 30 casos de coronavírus em Petrópolis
O Laboratório de Correas recebeu uma certificação do Governo do Estado para realizar os exames de Covid-19 sem a necessidade da realização da contraprova do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ), onde são realizados os exames em âmbito estadual. Com isso, 30 novos casos de coronavírus, já confirmados no laboratório, passarão a ser contabilizados pelo poder público em Petrópolis. Os exames vêm sendo realizados desde o surgimento dos primeiros casos suspeitos em cidade, mas não eram incluídos nas estatísticas oficiais, que, por regra, só contavam os exames feitos nos laboratórios até então certificados pelo estado. Agora, com a certificação, os próximos resultados já serão contabilizados pela Vigilância em Saúde estadual e municipal. A Prefeitura ainda não informou se os exames feitos antes da certificação também serão contados nas estatísticas oficiais.
Até esta quinta-feira, o laboratório havia coletado 139 amostras de pacientes. Setenta e cinco exames tiveram resultado negativo e outros 34 estão com em análise para liberação do resultado. A certificação garante mais agilidade nos resultados. O Lacen leva entre 20 a 25 dias para liberar o resultado do exame, enquanto no laboratório da cidade o resultado sai na média de 4 dias.
O exame é assegurado pela Vigilância Epidemiológica do Estado do Rio de Janeiro, por ter a mesma metodologia de análise dos exames feitos pelo Lacen. Os 30 novos casos confirmados são de exames feitos pelo Hospital Unimed e Hospital Santa Teresa. Outros dois hospitais também realizaram exames por meio do Laboratório de Correas – o Hospital São José em Teresópolis e o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios, mas estes ainda não receberam a certificação do Governo do Estado.
O laboratório também firmou uma parceria com a Prefeitura para que os servidores da Secretaria Municipal de Saúde que estejam com sintomas do Covid-19 façam o exame aqui na cidade. A parceria foi firmada nesta quarta-feira, dia 1º, e os profissionais já podem realizar os exames no laboratório. Os exames para os pacientes das unidades da rede pública de saúde continuam sendo realizados por meio do Lacen-Rj.
A Prefeitura foi questionada sobre o número atualizado de casos confirmados, suspeitos e que estão sob análise no município e se há servidores municipais com suspeita ou que tenham exame confirmado para o Covid-19, mas não respondeu até o momento.
O município esclareceu que a certificação é fato, mas a Secretaria de Saúde aguarda a homologação por parte do Estado para iniciar o trabalho em parceria [com o Laboratório de Correas]. E manteve o número divulgado no último boletim, divulgado na quarta-feira, dia 1º, com 136 casos suspeitos informados ao Estado. Destes, 36 deram para a doença e 15 positivos para Coronavírus. Além disso, 85 casos permanecem em análise. Trinta e quatro pessoas estão internadas e um óbito foi confirmado devido à doença.