Kickboxing: a luta chegou em Petrópolis
Iniciado em 1970 nos Estados Unidos e sucesso nas telas do cinema durante a década de 80, em especial nos papéis de Jean Claude Van Dame, o kickboxing é uma luta que mistura chutes e pontapés, uma defesa pessoal eficiente que conquistou o mundo inteiro. Pois bem, a modalidade está se desenvolvendo em Petrópolis em um dos centros de prática física mais antigos do município.
O responsável pela implementação do kickboxing é o aluno e professor Jonathan Lima, que realiza um trabalho com atletas de diferentes idades e objetivos no esporte. Trazido do Rio pelo “Clube da Luta”, o esporte ganhou de vez a simpatia dos petropolitanos. Tanto é que, semanalmente, o dojô (local onde se pratica a defesa pessoal) fica lotado em horários que comumente as pessoas dedicam ao trabalho profissional.
Há um ano e meio treinando os petropolitanos, Jonathan – que participa da Liga Profissional de Boxe – explicou que se combinam uma eficiente luta com uma forte atividade fí- sica, ou seja, ao mesmo tempo em que o indiví- duo ganha condicionamento obtém a técnica que se mostra cada vez mais praticada entre os jovens do esporte.
Entre os que treinam na Serrana está o lutador de MMA, Slan Brandão, de 27 anos, que ganhou notoriedade recente ao vencer um combate da modalidade que foi transmitida pelo famoso programa Combate, da Sport TV. Slan diz que o kickbowing complementa um outro trabalho que já desenvolve com o jiu-jitsu e o muai thay. E diz que tem ajudado muito na sua evolução como atleta profissional.
“No kickboxing trabalho meu ponto forte, que é lutar em pé. Tenho garantido ótimos resultados e espero evoluir cada vez mais com esse trabalho do Jonathan”, disse Slan, conhecido no meio esportivo como “Gigante”. Outro que aprova o trabalho petropolitano na modalidade é Rômulo Sagatti, que no domingo passado participou de um campeonato no Rio e ganhou a medalha de ouro. Ele é um dos expoentes do esporte com seus 130 quilos de muita massa e disposição.
Jonathan lembrou que o kickboxing ganhou o título de Utilidade Pública do Governo do Rio de Janeiro. A sua prática pode ser conferida pelos petropolitanos praticamente todos os dias na academia Serrana, sendo esta fundada em 1964 e a mais antiga de Petrópolis..