• Justiça convoca nova audiência para debater questões relacionadas ao serviço da Enel em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/12/2023 08:45
    Por Enzo Gabriel

    Uma nova audiência especial será realizada nesta quarta-feira (13), na 4ª Vara Cível de Petrópolis, para debater questões relacionadas ao serviço prestado pela Enel no município. A audiência faz parte de ação civil pública de autoria do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, após a falta de energia elétrica em diversos bairros de Petrópolis no mês de novembro

    Para a audiência, foram convocados pelo juiz Jorge Luiz Martins Alves, o prefeito Rubens Bomtempo, o secretário de Defesa Civil, Ten. Cel. Gil Kempers, o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo, o diretor-presidente da Comdep Léo França, os gerentes da Enel, Rodrigo Luiz de Almeida e Rafael Rohling, e o coordenador de contratos da Progen, Thiago de Souza Carvalho.

    Outra audiência já havia sido realizada em novembro

    No dia 23 de novembro, uma audiência especial já tinha sido realizada para esclarecer a falta de fornecimento de energia elétrica que assolava diversos bairros de Petrópolis naquela semana, deixando milhares de petropolitanos sem eletricidade.

    Na ocasião, o Executivo solicitou que a empresa apresentasse um plano de contingência para o verão de 2023/24, para diminuir os impactos causados pelas chuvas, além de multa. Já a Enel, alegou que tem planos contingenciais elaborados e que a situação foi além do previsto. Além disso, disse ter deslocado diversas equipes para a solução do problema.

    Falta de energia elétrica foi causada por chuva e queda de galhos e árvores

    A situação que gerou a ação civil pública foi gerada durante as chuvas do dia 18 de novembro. De acordo com a Enel, o plano contingencial elaborado para o dia não foi o suficiente por conta do evento climático ter sido o maior já visto pela empresa na região, superando o que estava planejado.

    A falta de energia elétrica atingiu milhares de residências em bairros distintos de Petrópolis, com moradores chegando a ficar quase uma semana sem eletricidade.

    Últimas