• Justiça acata habeas corpus e solta dois ex-assessores presos por corrupção

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/06/2017 18:01

    A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro mandou soltar Omar Jacob e Omar Ligeiro Jacob, dois ex-assessores do ex-vereador Luiz Bernardes Souza, o Montanha (SD) presos no dia sete deste mês acusados de envolvimento no esquema de corrupção da Câmara Municipal. Os desembargadores acataram o habeas corpus impetrado pela defesa dos réus. No documento, os advogados alegaram que não havia motivos para mantê-los presos.

    Os ex-assessores, que são pai e filho, contrataram um dos mais renomados e caros advogados do país, Nélio Machado. O advogado já atuou em favor do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (sem partido) e do banqueiro Daniel Dantas, preso na Operação Satiagraha, em julho de 2008. Os honorários de Nélio ultrapassam os R$ 500 mil e há quem diga que para defender políticos conhecidos, os valores ultrapassam os milhões.

    O pai e filho estavam presos na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, no Rio de Janeiro. Eles são acusados de peculato (desvio de dinheiro público), concussão, associação criminosa e falsificação de documento. 


    Desde o início do ano Omar Jacob ocupava o cargo de diretor de Convênios da Prefeitura, sendo nomeado em janeiro pelo prefeito Bernardo Rossi. Ele ficou no cargo até o dia 31 de maio quando passou a ser assessor financeiro da Câmara Municipal, nomeado pelo presidente da Casa, vereador Paulo Igor. Omar foi exonerado da função na Câmara no dia da sua prisão.

    Já o filho, Omar Ligeiro Jacob também ocupa um cargo público como Supervisor Geral de Esportes de Rendimento do Instituto Municipal de Cultura e Esportes de Petrópolis. Ele foi nomeado em maio deste ano.

    Os dois ex-assessores foram presos junto com outros 14 servidores da Câmara e o ex-vereador Montanha. Todos acusados de corrupção. Com a soltura de Omar Ligueiro Jacob e Omar Jacob, continuam presos o ex-vereador e uma assessora Odilene de Souza Serafim. A esposa de Montanha, Rosangela de Souza continua foragida.


    Últimas