• Junho Roxo: mês importante na oftalmologia alerta sobre as doenças oculares

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/06/2022 16:39
    Por Helen Salgado

    Este mês de junho vem alertar sobre doenças oftalmológicas importantes e que, se tratadas, podem evitar problemas maiores no futuro. O médico oftalmologista William Tannure, do Hospital Unimed Petrópolis explica sobre o assunto.

    O especialista afirma que as doenças oculares mais comuns, e que são mais vistas no consultório são a catarata, glaucoma (aumento da pressão ocular) e retinopatia diabética (doença ocular secundária ao diabetes). Essas doenças são capazes de serem tratadas de maneira precoce prevenindo a perda visual irreversível.

    Sobre a prevenção dessas doenças, o oftalmologista explica que, no caso de catarata e do glaucoma, ambas possuem risco aumentado de progressão com a idade e que, nesta segunda, ainda há a questão da predisposição genética do indivíduo.

    “Tais doenças não podem ser prevenidas, mas o dano visual causado por elas, caso seja detectado precoce pelo oftalmologista, pode ser evitado. A retinopatia diabética, assim como as demais manifestações desta doença, podem sim ser evitadas com o controle da glicemia rígida, seja ela feita pelo uso de medicações e por reestruturações dos hábitos de vida”, explica.

    Embora as doenças oculares possam ser um problema enfrentado em todas as idades, o médico afirma que, em especial, a catarata e o glaucoma são mais comuns em idosos. “Tal fato somente faz com se enfatize a regularidade das consultas oftalmológicas de rotina, mesmo que não hajam sintomas específicos presentes, nesse segmento etário da população”, conclui.

    Últimas