• Jovens petropolitanos reclamam da falta de atividades para a faixa etária no município

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/01/2023 11:16
    Por Helen Salgado

    Petrópolis é conhecida por ser uma cidade tranquila e segura, além de ideal para aqueles que almejam envelhecer sem muitas agitações. Em contrapartida, o público jovem enfrenta uma frustração: ter que lidar com a falta de atividades acessíveis voltadas para a faixa etária. É o que conta Thauany Fiorese, de 17 anos.

    A petropolitana diz que falta programação mais acessível ao público da cidade. “Os eventos destinados aos jovens em Petrópolis têm um custo elevado e, infelizmente, não são todos que podem desfrutar deles. Infelizmente, visam um público de fora.”, conta.

    A jovem afirma que Petrópolis tem tudo para ser uma cidade mais dinâmica. Como sugestão, ela citou que o Parque de Exposição, em Itaipava, poderia realizar eventos esportivos com regularidade, como aulas e campeonatos de dança, vôlei, skate, além de outras práticas, como yoga, pilates, entre outras.

    Maria Luiza Nogueira é instrutora de skateboard na cidade e também afirma que faltam programações para o público jovem em Petrópolis. “A cidade deveria investir mais em eventos, projetos culturais, educativos e esportivos focados no público jovem.”, comenta.

    Sobre a prática do skateboard no município, Maria Luiza relata que uma das maiores dificuldades é a falta de manutenção das pistas de skate. Segundo ela, os próprios skatistas locais se reúnem para realizar os reparos necessários.

    “Eu, como instrutora de skate, por exemplo, entendo que a falta de estrutura e de incentivo ao esporte na cidade gera desinteresse pela modalidade.”, relata.

    Ela sugere que o governo municipal invista em novas pistas, cobertas e ao ar livre, em projetos e eventos de skate, a fim de incentivar a cultura do skateboard, e realize as manutenções nas pistas já existentes.

    Questionamos a Prefeitura de Petrópolis sobre os incentivos às atividades voltadas para o público jovem, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.

    ID Jovem

    Falando em acessibilidade às atividades culturais, a Identidade Jovem ou ID Jovem é o documento, voltado para jovens entre 15 e 29 anos, que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos culturais e esportivos e a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto nº 8.537, de 5 de outubro de 2015.

    Como saber se tenho direito ao ID Jovem?

    A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários-mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Vale lembrar que o benefício vale também para não estudantes.  

    Últimas