• Jovens do Independência participam de programa de Educação Ambiental do Estado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Novo ciclo do “Ambiente Jovem” foi lançado em solenidade no Maracanã

    18/10/2023 15:18
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Jovens de Petrópolis, que moram na região do Independência, participaram na terça-feira (17), do lançamento do novo ciclo do “Ambiente Jovem” – projeto de Educação Ambiental do Estado. O programa visa preparar jovens para serem multiplicadores de informações, bem como possibilitar o desenvolvimento de uma visão empreendedora que possibilite outras alternativas de geração de renda futura. Em Petrópolis, serão 100 jovens participando do projeto, sendo 50 em um núcleo no Independencia e outros 50 em Nogueira.

    O programa – lançado no ano passado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade – é voltado para jovens com idade entre 16 e 24 anos. Os estudantes contam com aulas práticas, externas, visitas de campo e participam em eventos de alcance internacional sobre o tema.

    O secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi, reforçou a preocupação do Governo do Estado com a sustentabilidade, e comemorou a consolidação do Ambiente Jovem, como maior programa de educação ambiental do país.

    No primeiro ciclo, o programa contou com 141 Núcleos de Pertencimentos (NUPs) em 41 cidades – cerca de 5 mil estudantes ativos. Na segunda etapa serão 250 núcleos ativados – 166 a mais que a primeira fase, totalizando 12.500 vagas.

    Esta nova etapa prevê bolsa de R$ 300 para os estudantes selecionados, necessitando para tanto haver freqüência em 75% das aulas, cujo controle é feito por biometria.

    O “Ambiente Jovem” tem núcleos em funcionamento em cidades como Araruama, Nova Iguaçu, Piraí, Saquarema, São João de Meriti, São Gonçalo, Magé, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Paulo de Frontin, Nilópolis, Duque de Caxias, São Fidélis, Carmo, Três Rios, Rio de Janeiro, Paracambi; Paraíba do Sul, São Gonçalo, Itaocara, além de bairros da capital.

    Últimas