Jovem petropolitano participa de festival de curtas no Rio
O jovem Lucas Camarinho participou no início deste mês da Mostra Geração, um festival de curtas, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Para participar do festival foram selecionados 40 filmes experimentais e, nesta lista, esteve presente o curta produzido e encenado por Lucas “Dois Lados de Mim”, de 1 minuto e 45 segundos, da produtora UmaCâmera Filmes.
“O vídeo apresenta os dois lados de uma mesma pessoa. Minha inspiração veio da animação Jogo de Geri, da Pixar, que antes de fazer filmes produzia curtas experimentais”, comenta o jovem de 18 anos que sempre gostou de entretenimento.
“Aos 15 anos entrei para a Escola D. Pedro II, onde tem um curso de formação de audiovisual. Peguei tudo que aprendi neste tempo e hoje já produzi, ao todo, 19 curtas”.
Quando soube que um de seus trabalhos havia sido selecionado para participar da Mostra Gerações Lucas ficou surpreso e, animado, já têm planos para o futuro.
“A ideia é continuar produzindo para mandar material para outros festivais. Este veio para abrir portas. Queremos mostrar que é possível, aos poucos e com muito trabalho, crescer e chegar ao nível de excelência no mercado audiovisual”.
“Dois Lados de Mim” foi produzido por Lucas Camarinho, que também atuou. Foi filmado por Cassiano Martins e contou com a participação especial de Cleide Ribeiro.
A produtora UmaCâmera Filmes teve início em março de 2016 e, de lá para cá, a equipe cresceu em membros e em influência. Os filmes são produzidos de forma independente e sem nenhum tipo de apoio. Depois de finalizados são publicados quinzenalmente nas redes sociais YouTube, Facebook e outros canais.
“Dentre os vídeos publicados possuímos projetos feitos ao longo do curso de formação, como por exemplo: documentário e transcriações literárias nacionais e internacionais. Contamos com 11 micrometragens autorais no canal, na qual um foi selecionado para o Festival de Cinema do Rio de Janeiro, Mostra Geração e Festival do Rio”, explica Lucas, dizendo que até aqui estão satisfeitos com progresso, porém, querem continuar desenvolvendo cinema autoral em Petrópolis.
“Nossa equipe já possui alguns roteiros para curtas e longas-metragens, assim como projetos menores com documentários, web séries e transcriações independentes. A concepção de um projeto audiovisual é algo complexo e quanto maior o projeto maior são as dificuldades. Além disso, enfrentamos dificuldades pelo fato da equipe ser composta por jovens. O mercado audiovisual é um caminho longo e árduo, pois é difícil conseguir visibilidade e reconhecimento, principalmente produzindo projetos de forma independente e original. O incentivo à cultura se faz necessário”, conclui o rapaz que faz um convite para que as pessoas assistam o canal www.youtube.com/UmaCameraFilmes/ e ajudem a desenvolver novos projetos. Mais informações pelo telefone (24) 99273-8089.