A jovem petropolitana Hellen dos Santos Rodrigues, de apenas 12 anos, foi um dos destaques do Enduro da Natureza, prova de Mountain Bike realizada no último fim de semana, em Simão Pereira. Hellen conquistou o sexto lugar na categoria infanto-juvenil (para atletas de 12 a 16 anos). A jovem ainda foi homenageada pela organização da prova por ser a única menina a disputar com os meninos na categoria.
Disputada nos dias 27, 28 e 29 de maio, a competição teve um gosto ainda mais especial para Hellen: ter participado do evento no dia de seu aniversário.
“Fiquei muito feliz em ter participado. Foi minha primeira corrida de Enduro e minha segunda competição de bike. Fiquei com medo em alguns trechos que eram bem altos e que escorregavam muito, mas consegui controlar e me divertir muito”.
De forma resumida, a modalidade Enduro do Mountain Bike visa um contato maior com a natureza, reunindo características do Cross Country e do Downhill. O termo Enduro vem de “Endurance”, que quer dizer resistência. Nesta categoria, o atleta precisa estar preparado para saltos e descidas. Nos circuitos, em geral, as subidas são íngremes e mais longas.
Essa foi a segunda prova da jovem que disputou, em dezembro, o desafio Flona, em Brasília. Na ocasião, ficou em sexto lugar, após percurso de 26 km.
Hellen é filha do também atleta de Mountain Bike Downhill e Enduro, Diogo Silva Rodrigues, que possui grandes resultados na modalidade. Ele ressalta a felicidade de poder pedalar e competir com a filha, que vai seguindo os passos do pai no esporte.
“É uma felicidade imensa poder pedalar e competir ao lado dela. Poder transmitir um pouco da minha experiência a ela é incrível. Estou muito orgulhoso”, disse Diogo.