• Jornalista petropolitana se aventura em viagem que vai virar documentário

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/07/2019 15:45

    Aventura, viagem, gastronomia, e amigos. Essas são algumas das paixões da jornalista petropolitana Renata Millington, de 30 anos. E foi justamente esse amor por novas experiências que a impulsionou a participar do concurso YUUJOU. O projeto de arte de mídia internacional, que vai virar livro e documentário, foi idealizado pelas irmãs suíças, Corinne Eisenring e Yvonne Eisenring, que, junto ao produtor de TV Oliver Herren, tornaram esse sonho realidade. O propósito do projeto é provar que todos estão conectados, não só virtualmente, mas pessoalmente, através de uma rede de amigos. A ideia é ver se é possível viajar da Alemanha ao Japão em 100 dias apenas indo de um amigo a outro. 

    Em abril deste ano, um grupo de seis pessoas foi selecionado para viajar a dezenas de países, e criar um círculo de amizade ao redor do mundo. Eles foram escolhidos dentre 30 mil participantes de 167 países. Isso mesmo, uma das regras dessa grande aventura é que as duas equipes só podem viajar de um lugar para o outro tendo como base o ciclo de amizades dos anfitriões que os hospedam e jamais sair da rota pré estabelecida, no caso da Renata, qualquer lugar na direção Leste. Os grupos começaram a partir de um anfitrião na Alemanha, a Jeniffer, que os enviou em direções opostas para diferentes amigos pessoais. O time Leste foi para a Vienna e o time Oeste para a Suíça. Os anfitriões desses países os enviam para os próximos amigos, e assim segue a jornada até o fim desse experimento, em direções opostas, tendo sempre como próxima parada o lugar de um amigo do amigo anterior. 

    É assim que eles criam um círculo de amizade ao redor do mundo. Eles não sabem para onde essa aventura os levará, já que a decisão do próximo destino depende do anfitrião atual. Após 100 dias, as equipes devem se reunir novamente no outro lado do mundo. Será que eles conseguirão chegar ao Japão?  Os seis viajantes foram divididos em duas equipes de três pessoas. “Eu estou com o Joey e Paula. Somos “Team East”! Nunca me senti tão empolgada com algo. É meu sonho! Sempre foi… Desde pequena dizia para a minha mãe que a minha casa era o mundo, e depois que cresci sempre amei viajar e conhecer pessoas, culturas, comidas, enfim, tudo novo. Há uns anos eu iniciei inclusive um projeto pessoal chamado Jornalista sem Fronteiras, que é um canal no YouTube e essa oportunidade é simplesmente maravilhosa. Sinto que esse é meu propósito de vida, ou seja, contar histórias, quaisquer que sejam, de todas as partes do mundo para todo mundo”, disse emocionada Renata.


    Era para ser dela 

    Mas quem acha que participar do concurso foi uma tarefa fácil se engana. Apesar de ter chegado à semifinal, e desbancado centenas de concorrentes, Renata bateu na trave e acabou não sendo selecionada de primeira. Mas como dizem por ai, era para ser dela! Um mês após o início do Projeto YUUJOU, um dos participantes desistiu e após uma nova seleção a segunda chance, literalmente, bateu à porta desta vez. “Eu tinha passado em todas as fases e estava muito animada, então quando não veio o convite final fiquei triste. Mas como sempre me mantenho otimista diante da vida eu segui fazendo meus trabalhos, e quando decidi focar 100% no Jornalista Sem Fronteiras, soube que havia sido escolhida. Eu cheguei na metade do projeto, já no dia 54, mas pouco importa porque esse é o trabalho dos meus sonhos. Conhecer pessoas, aprender sobre diferentes perspectivas de vida, contar histórias… É isso o que eu quero pra mim”, destacou.

    Concursos 

    Esta não foi a primeira vez que Renata apostou nos concursos. Na verdade ela tem um histórico de vitórias e oportunidades criadas a partir da própria coragem de colocar “a cara a tapa”, e apostar que as coisas dariam certo. E deram! “Em 2011 a faculdade que eu cursava promoveu um concurso para os alunos de todos os cursos, de todas as sedes da universidade, para ser VJ do Rock In Rio. E mesmo sem me sentir 100% preparada eu me candidatei, venci e foi maravilhoso! Na ocasião entrevistei vários artistas internacionais e adquiri uma experiência magnífica na área de comunicação. Além disso, aproveitei para conhecer muitas pessoas”, contou animada. O concurso deu tão certo que em 2015 ela foi chamada para atuar em outra edição do projeto. Já em 2018 ela se inscreveu em outro concurso: São Paulo Boat Show, o maior evento náutico da América Latina. De novo, ela ganhou. “Não tenho como descrever essa oportunidade! Foi tudo muito legal e sou muito grata por tudo que aprendi”, disse. Após mais essa experiência, em dezembro de 2018, Renata chegou à conclusão que não queria voltar a trabalhar em televisão, ou com esporte – ela foi apresentadora e repórter do Fox Sports e do Esporte Interativo até o canal acabar. “Tive esse momento de reflexão e percebi que queria investir de vez no meu maior sonho: conhecer o mundo viajando. Dias após colocar isso na minha cabeça soube através das redes sociais do Projeto YUUJOU. Não pensei duas vezes e me inscrevi, afinal é totalmente a minha cara. E graças a Deus no fim deu tudo certo e hoje estou nessa aventura esplêndida, com companheiros de viagem tão legais”, contou.

    Saiba mais 

    Concentre-se no que realmente importa na vida: amizade (em japonês: “Yuujou”). É o que diz na descrição da página do Projeto YUUJOU. “Estamos conscientes de que não podemos vencer a solidão com este projeto. No entanto, podemos criar histórias significativas, honestas e autênticas sobre pessoas que costumam ficar em segundo plano. Podemos sair do caminho e nos deixar surpreender ao nos abrirmos para estranhos. Compartilhar conteúdo livre, real e amigável. São 100 dias para provar que estamos todos conectados”, dizem os idealizadores do projeto. 

    Como eles viajam? 

    A viagem começa de carro. Durante o percurso, os viajantes usam diferentes tipos de transporte. Yuujou é um desafio, não uma corrida! Não é o mais rápido que será o vencedor, mas a equipe que coleta mais experiências especiais e loucas. Para isso as equipes têm que cumprir tarefas, como por exemplo, para participar de um evento especial, como um casamento. 

    A jornada virtual 

    Com um novo conceito de narrativa digital, Yuujou compartilhará episódios diários sobre as alegrias e lutas dos viajantes. Yuujou dará uma visão informativa com breves retratos sobre as pessoas que os viajantes conhecem. Os seis viajantes documentam, fotografam e filmam toda a jornada. A equipe principal em Zurique coleta as imagens e as edita. Isso garante que todos tenham a experiência completa em casa também. Quem quiser acompanhar essa aventura é só clicar em www.yuujou.world


    Últimas