• Jogos da Escola Paulo Freire agitam o 32º BIL

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/06/2016 12:05

    Recentemente, aconteceram os Jogos Olímpicos da Escola Municipal Paulo Freire nas dependências do 32º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), que homenagearam o maior evento esportivo do planeta que acontecerá na capital fluminense em agosto.

    Além dos alunos se superarem em várias disputas, houve bons momentos de descontração e muita animação. Na abertura, que foi uma homenagem às Olimpíadas do Rio, foi contada a história desde Gaspar Lemos, passando pelas belas praias e comunidades não tão belas, ambulantes praianos e sambistas veteranos com seus chapéus de malandro, verdadeiros cariocas.

    Os Jogos em si foram uma diversão e uma emoção. Os alunos mandaram bem em toda a competição. Talvez, jogar bola para acertar pinos de boliche ou pular corda seja uma coisa comum e corriqueira para a maioria das pessoas, mas para alguns, são exercícios de muito pensar e deixar ir ou se deixar ficar.

    O futebol com seus jogadores é inesperado e um tanto quanto diferente. Pode ser que o gol seja feito do lado errado, mas vale como ponto, este que os participantes trazem para si como coisa boa, e, rolar pneu em cadeira de rodas, que segundo os professores seria um grande feito para nós, que não sabemos se seguramos o pneu ou a roda da cadeira, mas para eles é pura diversão.

    E nos jogos ao ar livre, há destaques para todos os lados. A corrida de 100 metros é uma “façanha” olímpica, mesmo aqueles que tiveram a ajuda de outro companheiro ou como os de baixa visão ou cegos totais que tiveram ajuda de professores, estagiários e funcionários, ou em suas cadeiras de rodas com o sorriso e o vento no rosto demonstrando felicidade.

    No salto em distância, ao pisar na tábua, eles deveriam saltar para ver quem vai mais longe. Para surpresa de todos, davam um pulinho de 10 a 20 centímetros. Todos ficaram felizes com ou sem ajuda de professores. No arremesso de peso, era diversão pura.

    Para Marta Angélica, mãe do aluno Miguel, a olimpíada do colégio foi um misto de sentimentos. “Difícil encontrar palavras para descrever os momentos maravilhosos que passamos. Alegria, emoção, risadas e superação”, resumiu Angélica.

    Últimas