Jararaca é capturada pelo Corpo de Bombeiros no Retiro
Uma cobra foi capturada pelos bombeiros depois de ser flagrada atravessando a rua numa área residencial do Retiro. A jararaca estava na rua Juscelino Kubitscheck, região da Chácara das Rosas, quando foi vista por moradores.
O caso aconteceu na tarde de terça-feira (24), por volta de 15h30. Assustados, moradores chamaram o corpo de bombeiros, com medo de possíveis acidentes. “Estava no meio da rua. Deu muito medo. O nosso maior receio era ela entrar em alguma casa e pegar alguém de surpresa. E ninguém aqui tinha coragem nem experiência para poder pegar ela e devolver à natureza. Então, é bem melhor chamar os bombeiros”, explicou Paula Fernanda Brum, que presenciou o ocorrido.
O animal foi capturado e levado pela corporação à Vigilância Sanitária do município. A operação de resgate do animal contou com quatro homens. O tamanho da cobra não foi divulgado. Segundo os militares, pelo menos três cobras são capturadas por dia na cidade, e a mais comum é justamente a jararaca.
O que fazer?
A recomendação é que quem flagrar um animal como este ligue para o 193 imediatamente, evitando acidentes graves. Não é recomendado matar o animal, já que, por ser peçonhenta, a cobra será removida e levada até o Instituto Vital Brasil para que seja extraído o veneno para produção do soro.
A Vigilância Ambiental da Prefeitura também atende a esse tipo de chamado, resgatando cobras, aranhas e outros animais peçonhentos, como escorpiões. Basta ligar para (24) 2231-0841.